Foto: Reprodução.

Embora haja sempre um forte apelo para que doadores e novos doares se façam presentes, no Brasil, ainda há uma carência muito grande nos hemocentros. A base percentual, recomendada pela Organização Mundial da Saúde a um país é entre 3,5% e 5%, porém, o Estado Brasileiro pouco alcança a média de 2%; que ainda sofre quedas em períodos de férias e inverno. Dos doares brasileiros, 70% são homens e cerca de 50%, são jovens entre 18 e 29 anos, segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde.

Na Bahia, há a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), que é o órgão responsável pela política de sangue. A Hemoba coleta, estoca e distribui sangue e hemoderivados para todas as unidades da Bahia e responde na rede SUS pelos transplantes de medula. A Fundação também disponibiliza aos pacientes tratamentos odontológico e fisioterápico, triagem clínica e acompanhamento psicológico. Além disso, para manter os suprimentos, desenvolve campanhas, incentivo à doação e oficinas de capacitação de agentes multiplicadores.

Doação

Para ser um doador, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, estar munida de um documento com foto, além de ter entre 18 e 65 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado. Atendendo aos requisitos físicos e de saúde, você pode ser um doador e com um única doação de sague salvar até 4 vidas. Basta ir à um posto de coleta!