Por conta de uma doença, o governador Rui Costa, cancelou sua participação na Lavagem do Bonfim, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (15). O gestor revelou o problema por meio de sua conta no Twitter. "Lutei até o último minuto, mas infelizmente uma traqueobronquite [infecção das vias aéras superiores], conforme os exames médicos, me impede de participar do cortejo do Bonfim", informou.

Uma coletiva de imprensa com a presença de Rui estava marcada para esta manhã, antecedendo a celebração na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, de onde sai o cortejo até a Colina Sagrada. O encontro com jornalistas também foi suspenso. O governador se recupera em repouso domiciliar e deve ficar afastado das atividades em 72 horas.

Esta seria a primeira participação de Rui Costa como governador da Bahia na tradicional Lavagem do Bonfim, evento religioso que costuma reunir muitos políticos do estado. "É uma pena, queria muito agradecer as vitórias que conquistamos. Desejo uma festa de paz e harmonia. Que Nosso Sr do Bonfim ilumine a todos", disse no comunicado.

Presente na concentração do cortejo na Igreja da Conceição da Praia, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, disse à imprensa que Rui Costa começou a apresentar os sintomas da doença, como tosse e febre, na segunda-feira (12).

Confira a nota emitida pelo Governo do Estado:

"O Governador Rui Costa vem há 3 dias evoluindo com quadro de tosse e febre, tendo sido submetido a exames laboratoriais e de imagem, que diagnosticaram traqueobronquite.

Por determinação médica deverá permanecer em repouso domiciliar e com agenda mínima de trabalho até seu pronto restabelecimento, o que deverá ocorrer nas próximas 72h.

Fábio Vilas-Boas/ Cardiologista

Roberto Badaró/ Infectologista"