Se Anderson Silva tenta mostrar que a fratura na perna esquerda que o tirou de combate por pouco mais de um ano já faz parte do passado, o lutador sabe que, independentemente disso, ainda existem outras preocupações para o duelo contra Nick Diaz, sábado, no UFC 183, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Para bater o limite máximo de 84kg da divisão dos médios da franquia até a pesagem oficial do evento, sexta-feira, a partir das 22h (de Brasília), o Spider terá que perder mais seis quilos.O ex-campeão iniciou a semana da luta com 91kg, mas atualmente está com 90kg.

– Ele perde peso muito fácil pelo fato de já fazer isso há muitos anos e não faz nada de especial. Fica no carbohydrate até o dia da pesagem e fazemos treinos à noite. Assim que sempre funciona. Nenhuma manobra agressiva de desidratação. Seu peso desce naturalmente até porque ele se mantém sempre em boa forma física durante quase todo o tempo – contou o preparador físico Rogério Camões.

O compromisso de Anderson Silva com a balança, porém, não para por aí. Passada a pesagem oficial, o lutador pretende voltar aos 91kg. Para isso, terá um dia para recuperar os sete eliminados.

– Desde a semana passada, o Anderson está com 91kg, que é o mesmo peso que ele estará para a luta – explicou Camões.

Como o Spider não quer ter nenhum susto antes de sua volta aos octógonos, foi traçado um planejamento para que ele perca de dois a três quilos nas 24 horas que antecedem a pesagem oficial. O brasileiro não costuma ter problemas com a balança e, desta vez, não deve ser diferente.

– Ele está adaptado a isso, porque faz o mesmo processo há muitos anos. Temos metas traçadas e, a cada dia, vai chegando mais perto do momento — resumiu Camões.

Mesmo nos períodos em que não está se preparando para nenhum combate, quando, em teoria, não teria muitas obrigações, Anderson procura cuidar bem da saúde. Como se alimenta de maneira regrada e mantém exercícios físicos regulares, o lutador torna o processo de emagrecimento mais fácil.

– Ele tem uma boa forma física por se cuidar. O Anderson não bebe, não fuma e cuida bem da saúde – explicou Luiz Dorea.

Haste na perna, enfim, será testada

Anderson Silva ainda não sabe como a haste de titânio que foi implantada em sua perna esquerda vai se comportar na luta contra Nick Diaz. Como o brasileiro não deu a força máxima nos treinos, não é possível saber a dimensão de um impacto maior. Por isso, o Spider evita criar muitas expectativas sobre o futuro no MMA.

– Talvez eu lute mais uma vez ou por cinco anos. Não sei. Mas, agora, estou bem – explicou o brasileiro, em entrevista ao site “MMA Junkie”.

As perguntas frequentes sobre a perna, aliás, parecem ter cansado o brasileiro. Anderson, agora, só quer falar sobre o seu “novo eu”.

– Esta é a pergunta que todos me fazem. Eu não quero falar mais sobre o assunto, porque ele já terminou. Agora, sou um novo Anderson.*Extra Globo