Foto: Reprodução:Último debate dos presidenciáveis na TV Globo


Os candidatos à presidência da república já realizaram seus votos, neste domingo (5). A primeira a votar foi a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Ela votou às 8h30, em Porto Alegre – RS, acompanhada pelo governador Tarso Genro (PT-RS). Antes de se dirigir ao aeroporto Salgado Filho, a candidata visitou a casa do ex-marido, Carlos Araújo, e brincou com o neto Gabriel.

O candidato Aécio Neves (PSDB) votou em Belo Horizonte – MG, por volta das 10h20. Ele chegou à seção eleitoral acompanhado do candidato ao Senado, Antonio Anastasia (PSDB), e da esposa, Letícia Weber. Houve aglomeração de jornalistas e eleitores em torno de Aécio durante a passagem dele pela seção eleitoral. O candidato votou no bairro de Lourdes, em um colégio na região central de Belo Horizonte, o mesmo em que Dilma Rousseff estudou quando era mais jovem.

A candidata Marina Silva (PSB) votou na cidade de Rio Branco, capital do Acre, às 10h40 (horário de Brasília) – 8h40 no horário local. Ela votou na zona localizada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), acompanhada pelo pai e o marido. Na chegada ao colégio eleitoral, ela foi recebida por militantes aos gritos de "Marina".

A Candidata Luciana Genro (PSOL), votou em Porto Alegre – RS, acompanhada do candidato ao cargo de governador do estado gaúcho Roberto Robaina (PSOL), que concorre contra o pai da candidata e atual governador do estado, Tarso Genro (PT). Ela previu que o PSOL fará votações expressivas, superiores às previstas pelas pesquisas. "Um por cento uma ova!", disse brincando ao chegar ao local.
O Candidato Eduardo Jorge (PV), foi de bicicleta para a sessão eleitoral localizada na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Acompanhado da família, o candidato comentou com surpresa a recuperação de Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas e afirmou que, ao contrário do que ocorreu em 2010, o PV vai apoiar um dos dois candidatos que chegarem ao segundo turno.

O candidato Levy Fidelix despistou a imprensa para evitar contato com repórteres no momento m que fosse votar. Sua assessoria divulgou que o candidato iria votar às 14 horas, no Instituto Beatíssima Virgem Maria, na zona Sul da cidade de São Paulo. Porém, o candidato antecipou o voto para às 9h15. Três horas depois de ter votado, o candidato revelou a informação através de uma foto postada no Facebook.
O candidato Pastor Everaldo (PSC), votou às 11h10, na Escola Municipal Grécia, na Vila da Penha, zona norte do Rio, acompanhado da neta Ana Carla, de 9 anos. Everaldo declarou seu voto para o governo do Rio para o candidato Pezão (PMDB).

Por Joaquim Castro