Foto: Divulgação.

Cerca de 142,5 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (5) em todo o país para escolher o próximo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Bahia, a estimativa é que mais de 10,1 milhões de eleitores participem das eleições, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA).

Serão utilizadas para estas eleições cerca de 530 mil urnas eletrônicas em todo o país, fazendo desta, a eleição mais informatizada do planeta. Foram instaladas mais de 450 mil sessões eleitorais em todo o país, que funcionarão das 8 às 17 horas, e a estimativa é de que até às 21 horas deste domingo o resultado total já esteja apurado. Neste ano, cerca de 21,6 milhões brasileiros vão votar usando a identificação biométrica. Esse número, que representa 15,18% de todo o eleitorado do país, está distribuído por 762 municípios, incluindo 15 capitais, como Goiânia, São Luís, Recife e Curitiba. Caso as digitais do eleitor não sejam reconhecidas pelo equipamento de leitura biométrica acoplado à urna, será necessário que ele apresente o título de eleitor ou documento oficial com foto.

Para votar, é obrigatório que o eleitor apresente um documento oficial de identificação com foto, que poderá ser, por exemplo, carteira de identidade ou identidade funcional (como OAB). Também são aceitos certificados de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Segundo o TSE, 84.418 eleitores entraram com pedido para votar em trânsito no 1º turno e 79.513, no 2º turno. Neste caso, os eleitores só poderão escolher o presidente e o vice-presidente da República. Quem não conseguir votar neste domingo, deve justificar a ausência no local de votação mais próximo. É preciso documento de identidade oficial com foto e, de preferência, o título de eleitor. Quem não votar e não conseguir justificar, precisa procurar um cartório eleitoral dentro de 60 dias após cada turno da eleição para regularizar a situação.