>Aspirante ao cargo do governo do estado, o candidato Rui Costa (PT) abriu a rodada de entrevistas do programa Bahia Alerta, 1ª edição comandado pelo radialista Roque Santos, na Rádio Sucesso FM (93,1) na manhã deste sábado, 20.

Acompanhado por nomes de destaque da sigla no município e no estado. O petista falou sobre as propostas para o governo caso seja eleito.

Rui explicou que no período da pré-candidatura, percorreu por vários municípios baianos com a finalidade de identificar as necessidades e prioridades de cada localidade e destacou dois entre os projetos de sua campanha eleitoral, que é a criação do Hospital Metropolitano, que visa reforçar a rede de saúde e a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) nas cidades onde já existem a linha férrea, com o objetivo de melhorar o trânsito nas regiões.

Sobre saúde pública, o candidato enfatizou sobre a necessidade de ampliar a oferta de serviços em todo o estado “Nós vamos investir para que todo o tipo de assistência médica exames, cirurgias, possam ser realizadas em todas as regiões, é necessário todas tenham condições de ofertar os serviços”, disse.

Quando questionado sobre seus projetos para a segurança pública, antes de responder o petista alfinetou a oposição que segundo ele faz campanha apenas em cima deste tema, mas, não tem legitimidade para tratar sobre o assunto. Rui revelou que pretende cria novas companhias policias e destina-las a regiões onde o comando existente está sobrecarregado e falou em investimento tecnológico. “Vou criar mais três Companhias Independentes, para redistribuir isso, investir na inteligência e na investigação, fazer parceria com os municípios e com a iniciativa privada. Acredito que a tecnologia tá aí e deve ser utilizada, vamos fazer uma central de monitoramento, implantar câmeras, outro coisa que almejamos, também é a criação do Bope na Bahia”, disse.

Rui acrescentou ainda que apesar do investimento na segurança é preciso fazer o mesmo com a educação e destacou a implantação das escolas estaduais em tempo integral. “Em um turno o estudante vai aprender as matérias integrais e no outro ele vai desenvolver outras atividade, como a prática esportiva e cultural. Quero ampliar isso retomar as olimpíadas esportivas, os grupos de teatro. Temos que investir e dar oportunidade as pessoas, a escola será o local de dar asas ao sonho da juventude”, acrescentou.

Sobre a eleição, Rui comentou sua opinião em relação a situação da presidente Dilma (PT) que segundo uma pesquisa estaria empatada com o candidato Aécio Neves (PSDB) num possível segundo turno. O petista criticou a imprensa, que segundo ele, noticia a informação de forma errada e aparentemente tenta beneficiar a oposição.

A respeito das candidaturas de Lidice da Mata e Eduardo Campos ambos do PSB, Rui afirmou que não foi surpreendido com a campanha dos ex-aliados. “É um direito de cada um. As pessoas porém, não podem depois de anos de convivência ficar só com o que for bom e colocar a culpa do que não deu certo apenas no outro, isso é feio”, conclui.

Ao término da entrevista Rui anunciou o lançamento oficial da campanha nas ruas. Acompanhado da militância o candidato seguiu par o município de Dias D’Ávila, no decorrer do dia as cidades de Simões Filho, Candeias e São Francisco do Conde também serão visitadas.

Redação Bahia no Ar