O sistema de Regulação foi um dos temas mais discutidos e reclamados durante a eleição, no ano passado. Ela continua fazendo suas vítimas na saúde pública do Estado, problema recorrente em diversas gestões da Secretaria de Saúde. Desta vez, quem sofre é José Carlos Lima Santos, 52 anos, que está no HGE aguardando por regulação há dez dias, com quadro clínico delicado.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não tsabe informar específicamente de quando o paciente será regulado, mas familiares do doente reclamam que a transferência de José Carlos está sendo buscada para o Hospital Ana Nery, mas a falta de leitos perdura por mais de uma semana e nada é resolvido. O paciente está em coma induzido, e sofre de complicações cardíacas.

Segundo a Sesab, ainda não há perspectivas de quando acontecerá a transferência. Em nota, a Central Estadual de Regulação diz "estar buscando uma vaga em uma unidade de saúde que atenda ao perfil do paciente", mas não souberam informar da perspectiva para tal.

Mas, buscando informações no Hospital Ana Nery, a assessoria de comunicação do hospital desviou a responsabilidade dizendo que detalhes sobre leitos seriam informados pela ouvidoria, que, por sua vez não atendia aos telefonemas. Descaso?