A paciência de Nando (Leonardo Medeiros) vai acabar nos próximos capítulos de "Em família". O advogado vai cansar de ser esculhambado por Juliana (Vanessa Gerbelli) e dá uma bela lição na ex-mulher. A gota d'água é quando Nando leva Bia (Bruna Farias) para tomar um sorvete com a permissão de Juliana. Assim que Jairo (Marcello Melo Jr.) vê os dois juntos, fica irritado e Juliana mente, dizendo que a menina desceu com Guiomar (Jessika Alves). Jairo, no entanto, se aborrece e vai embora com a filha sem esperar pela mulher. Nervosa, Juliana, mais uma vez, desconta em Jairo a nova briga com o marido. Só que dessa vez, Nando não aguenta calado; ele corta Juliana com um berro, como nunca vimos antes. "Chega! Cala essa boca!", grita. Juliana se cala, assombrada. Guiomar também se assusta."Cansei dessa situação absurda, grotesca, ridícula. Fica bem quietinha porque você agora vai ouvir!", diz ele, bem aborrecido.

Juliana tenta se recuperar do susto e ordena que ele não levante a voz para ela. "Você tá na minha casa", diz. "Casa que já foi minha também. De onde você me expulsou", devolve ele. Juliana fala que motivo não faltou e Nando, exaltado, manda que ela fique calada". "Você é muito mal agradecida. Esqueceu de todas as coisas boas que vivemos juntos. De tudo que nós construímos, que nós enfrentamos. Nosso casamento pode não ter sido o melhor do mundo, mas também não foi esse desastre que você vive me atirando na cara. Transformamos maus momentos em coisas boas. Lembra quando você teve dengue e nem podia levantar da cama? Gemia dia e noite. Até sopinha eu fiz! E dei na sua boca", lembra ele.

Ela não consegue segurar um risinho de gozação e diz que ele está sendo ridículo. Nando relembra que naquela noite ela riu também e que no dia no dia seguinte acordou quase boa. "Isso tudo é passado", desdenha Juliana. "Pode ser. As coisas boas ficaram mesmo no passado. Enquanto que a humilhação e a ingratidão estão sempre presentes. Numa hora você me enxota daqui. Na outra aparece no meu escritório com a cara mais lavada, exigindo – não pedindo – que eu te ajude nas enrascadas que você vive se metendo desde que se envolveu com esse troglodita", diz Nando.

O advogado fala ainda que Juliana já deve ter se dado conta que ter casado com Jairo era uma fria. "Sabe muito bem o quanto vai ser difícil ajustar esse cara ao que você planejou pra você mesma. Nem você vai ser feliz, nem ele. E não tem nada de bom que possa se erguer em meio a tanto descompasso. A prova taí… ele foi embora, levou a Bia, e você ficou sozinha", dispara. Juliana lembra que tem o seu bebê e ele fala que esse neném é uma excelente razão para ela fazer um exame de consciência, e repensar os rumos da sua vida nos últimos meses. "Procura perceber quem é que esteve sempre perto quando você precisou, quem serviu de saco de pancadas pra aliviar sua raiva… quem, suportando a ingratidão, aguentando humilhações, escutando os piores desaforos, sem pudor nem medo do ridículo, te ama de verdade", diz ele, que vai embora deixando Juliana sozinha.

Assim que chega ao escritório, Nando decide dar uma chance a Isolda (Silvia Quadros). A secretária pergunta ao advogado quando ele vai aceitar fazer um roteiro do café pela cidade e Nando surpreende. "Quer saber? Hoje mesmo. E pode ser agora. O Fred cuida das coisas por mim. (A ISOLDA) Me apresenta logo ao melhor café do mundo", diz Nando, empolgado. Enquando o advogado e Isolda estão lanchando, Nando diz que estava mesmo precisando de uma chacoalhada. Ela pergunta se ele está com muitos problemas e ele confirma. "Fico me perguntando: por que ainda não fui cuidar da minha vida? Sou um tonto mesmo", fala. Ela concorda, para espanto dele. "Também acho que precisa cuidar da sua vida", diz a moça.

Ela tenta uma aproximação. "Quer saber, Dr. Fernando? (T) Nando… tá na hora de você cair na real. É um cara tão bacana. Por que não se dá uma chance?", pergunta. Ela quase encosta na mão dele, mas o celular toca e ele tira a mão pra verificar o visor com o nome Juliana. "É ela: Juliana. Não vou atender. Pra ela aprender a me dar valor. Já deve estar lá pensando na burrada que fez comigo. Vai se arrepender. (VITORIOSO) Pode morrer de ligar!", fala ele, Nando num misto de irritação e alegria com o telefonema. *Extra Globo