Sob os olhares e ouvidos atentos de uma plateia cheia de expectativa, nasceu, na noite desta quinta-feira (17/12), a Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari, o mais novo patrimônio cultural do município, formado por jovens que se dedicam ao aperfeiçoamento dos talentos adquiridos e desenvolvidos no Conservatório de Música Sinfônica. O lançamento aconteceu no Teatro Cidade do Saber (TCS), em um evento marcado pela interação com outras linguagens da arte e pela participação de convidados especiais.

Antes do show propriamente dito, o clima de espetáculo já dominava o ambiente. No Foyer do TCS, enquanto aguardavam o horário de entrada na fila, os espectadores curtiram a apresentação do Bando de Padim Vô, comandado pelo maestro Enoque Norberto. Já acomodados na plateia, com o coração preparado para as emoções por vir, apreciaram ao máximo as peças executadas. E quem esperava notar, na estreia da Pró-Sinfônica, mais indícios de um processo de aprendizagem inacabado, ficou surpreso com a qualidade musical apresentada.

A diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, ressaltou, no discurso de abertura, a importância da parceria com a Prefeitura Municipal para a formação da Pró-Sinfônica. "O sonho realizado, de cada um desses educandos, é o mesmo do prefeito Ademar Delgado, pai e entusiasta desta iniciativa. Ele sempre acreditou que, ao facilitar o acesso ao conhecimento teórico e prático da música sinfônica, estaria preparando a cidade para o surgimento de uma orquestra formada pela juventude camaçariense. Hoje, fica provado que estava certo", declarou.

O prefeito Ademar fez questão de expressar seu sentimento ao ver o sonho de formar uma orquestra genuinamente de Camaçari concretizado. "Nosso desafio era ver essa garotada tocando e brilhando. Aí está! Esse é um momento ímpar na minha vida, e vai ser difícil não se emocionar", revelou.

Quando a musicalidade da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari finalmente se fez conhecer, sob a regência do maestro Bira Marques, uma explosão de palmas e ovações partiu da plateia, como em uma tentativa de recompensar as boas sensações que a agradável música produziu. Em uma das peças executadas, um dueto de xilofones espalhou pelo teatro uma melodia suave, como aquelas simpáticas canções que emanam do abrir de uma caixinha de música. Em coerência com a imaginação do público, surgiu no palco a bailarina Érica Santos (Cia Jovem de Ballet), trazendo para a realidade o retrato das abstrações.

A participação dos alunos do Centro de Educação Paulo Freire, instruídos pelo educador Edgar Ribeiro, do Projeto Cidade do Saber nas Escolas, também encantou a todos. As 12 crianças violinistas instauraram o clima natalino com a canção Noite Feliz. Os educandos do Conservatório de Música Sinfônica também foram convidados para uma mostra de suas habilidades musicais, primeiro com instrumentos de cordas e em seguida com os metais. O resultado foi um show à parte.

Neste espetáculo instrumental, também houve espaço para as belas vozes de Thainá Sousa e Jamily Diwlay, que cantaram, respectivamente, as músicas "I Will Always Love You" e "Eu Sei que Vou Te Amar", trilhas sonoras de muitos amores, tanto no cinema quanto na vida real. Juntas, cantaram a última música, "Stand By Me", com o acompanhamento não apenas da Pró-Sinfônica, mas das palmas do público. A Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari sentiu o abraço de boas vindas do público e está motivada a continuar evoluindo, entretendo e emocionando.