O número assustador revela os índices de violência alarmantes em Lauro de Freitas. A cidade da região metropolitana de Salvador, registrou 15 assassinatos desde o homicídio do jovem Fábio Dudez. O crime brutal, levou centenas de pessoas as ruas, num apelo em busca de paz.

Logo depois, os registros de assassinato foram feitos em Itinga, Portão, Areia Branca e Vida Nova. Dentre as vítimas, o cabo da polícia militar Clovis da Silva Paixão assassinado com um tiro na cabeça dentro de uma padaria no Caji, no mês passado.

Apesar da estatística ainda ser alarmante, no Mapa da violência 2014 a cidade, que permaneceu por muitos anos como a terceira mais violenta do país e segunda mais violenta da Bahia, aparece com índices reduzidos. Hoje o município ocupa o 17º lugar nacional, 7º da Bahia, mas a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes pouco variou: eram 106, passaram a 103.

O ranking agora aponta Caracaraí, em Roraima, como a cidade mais violenta o Brasil, com espantosos 210 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Giovanna Reyner