Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o trabalho de implantação de nova rede de distribuição já foi concluído na manhã desta terça-feira (7). A previsão é de que bairros comecem a ter água à tarde.

A falta de água na capital chega ao sétimo dia quando a Embasa e a CCR Metrô divulgaram que o trabalho seria concluído até o final da noite de segunda-feira, mas só foi finalizado nesta terça.

Em nota, a Embasa informou que a previsão é de que o abastecimento nas localidades afetadas seja retomado a partir da tarde de hoje, mas ainda não há um cronograma que informe quais serão os primeiros bairros a terem o serviço regularizado. A Embasa ainda informou que o abastecimento será retomado de forma gradativa.

Cerca de 270 técnicos e operários da CCR Metrô trabalharam durante a madrugada desta terça-feira para concluir a implantação da nova rede, que tem 400 metros de extensão e 1,2 metro de diâmetro.

Problemas

O conserto estava previsto para ser concluído no domingo (5), mas não aconteceu em razão do risco de desmoronamento de terra no local da intervenção, que fica a 11 metros de profundidade. Um desvio está sendo construído para que o abastecimento seja retomado. Com o problema no abastecimento, moradores dos locais afetados recorrem a bicas, fontes e água de chuva. Pelo menos 90 localidades da capital baiana foram afetadas.

De acordo com a Embasa, foi ampliada a frota de carros-pipa de forma emergencial, com prioridade para hospitais, postos de saúde e comunidades em locais críticos. Na segunda-feira, a frota chegou a 35 veículos.