O anúncio da aposentadoria antecipada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, surpreendeu todo o país nesta quinta-feira, 28. Desde então o assunto abriu um leque de discussões nos mais variados âmbitos da sociedade brasileira. Nos veículos de comunicação, ambientes políticos e redes sociais, vários questionamentos foram levantados sobre o que poderia ter motivado a renúncia do ministro que ganhou destaque por condenar e mandar para a prisão políticos e pessoas ligadas ao esquema de corrupção no país.

De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira, 30, na coluna Tempo Presente do A Tarde. O chefe de gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), diplomata Sílvio Albuquerque Silva contou que o ministro vinha sofrendo ameaças de morte, além de está muito cansado com as pressões referentes ao cargo. Para o diplomata essas podem ser as verdadeiras razões que fizeram Barbosa a anunciar a aposentadoria. "Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando”, disse.

Emocionado pela decisão inesperada do ministro, Alburquerque, ressaltou que o mesmo podia ficar mais 10 anos no STF, já que a aposentadoria compulsória se dá aos 70. "Ele chegou ao seu limite. Não aguentava mais. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão”, falou.

Joaquim Barbosa foi indicado ao Supremo Tribunal pelo ex-presidente Lula, tornou-se então o primeiro negro a chegar a mais alta corte da Justiça do país. Barbosa também foi relator no processo do mensalão onde condenou e mandou para a cadeia vários políticos corruptos envolvidos no esquema. Por comprovar através de seus atos que a Justiça deve valer para todos, o ministro foi considerado como um herói por uma grande parte da população, também foi pressionado para que se filiasse a algum partido político e pudesse se candidatar a presidência da república, porém, não o fez.Joaquim deixa o STF no mês de junho.

Redação Bahia no Ar