A partir de março, será iniciado os trabalhos de restauração da escultura “Sereia de Itapuã”, símbolo da cultura e da religiosidade soteropolitanas, localizada na avenida Octávio Mangabeira. A recuperação da obra está a cargo da Gerência de Monumentos e Espaços Públicos da Fundação Gregório de Matos (FGM), e faz parte da requalificação da orla do bairro, cuja conclusão está prevista para o final deste semestre.

“Devido à proximidade com o mar, a estrutura precisará passar por um processo para a remoção da oxidação, com aplicações de produtos anticorrosivos especializados. Além disso, a estátua terá a pintura totalmente refeita na cor prata original da obra”, afirma o gerente de Monumentos da FGM, Cássio Ribeiro, adiantando que ainda será escolhido o escultor responsável pelo processo de restauro. De acordo com Ribeiro, os serviços devem ser concluídos em 30 dias, quando a escultura será devolvida ao local de origem.

Esculpida em ferro pelo artista plástico Mário Cravo, em 1958, a obra – que mede 1,60 m e é uma homenagem do artista aos pescadores do bairro – foi restaurada pela primeira vez em 2000. Agora, devido ao desgaste ocasionado pelo salitre, o monumento necessita de novos cuidados.