A comemoração foi tricolor na Arena Fonte Nova, mas não foi o Bahia quem saiu feliz de campo. O Esquadrão recebeu o Grêmio na noite deste domingo (11), mas não conseguiu segurar a equipe gaúcha e acabou derrotado por 3 a 0 dentro de casa. O Tricolor foi superior na etapa inicial, mas não marcou, e viu o rival "acordar" no segundo tempo e abrir a vantagem no placar com gols de Riveros, Maxi Rodrigues e Guilherme Biteco.

Sem marcar pontos na 13ª rodada, o Bahia desceu na classificação e saiu de campo na nona posição, com 19 pontos. A distância para o G-4, que tem o Corinthians como último colocado, é de 2 pontos. O Grêmio igualou a pontuação do Esquadrão, mas leva a melhor nos critérios de desempate e está em sétimo.

Foto: Correio.

A bola volta a rolar pelo Brasileirão no meio da semana e o Esquadrão tem seu compromisso fora de casa na 14ª rodada. Na quarta-feira (14), a partir das 19h30, o Bahia entra em campo no estádio Independência, em Minas Gerais, para enfrentar o Atlético Mineiro. Também na quarta, mas às 21h50, o Grêmio recebe o Cruzeiro na sua Arena, em Porto Alegre.

O jogo

Foram os donos da casa quem começaram melhor depois que a bola rolou na Arena Fonte Nova. Com mais organização tática, o Bahia partiu primeiro para o ataque e emplacou o primeiro bom lance aos dois minutos de jogo. Marquinhos Gabriel arrancou do meio-campo, tabelou com Fernandão, voltou a receber na área e chutou cruzado e com perigo para Dida.

Além de atacar com mais eficiência, o Tricolor baiano adiantou a marcação na intermediária e ofereceu dificuldades para o Grêmio conseguir se organizar em campo. Com uma transição rápida entre defesa e ataque e velocidade no passe de bola o Esquadrão seguia melhor e quase marcou aos 10'. Depois da cobrança de escanteio para o Bahia, Titi foi no segundo andar, cabeceou forte e acertou a trave.

Apesar dos sustos, a equipe gaúcha conseguiu melhorar a posse de bola e deu uma segurada no ímpeto de ataque do Esquadrão, diminuindo o ritmo do jogo. Mais para a parte final do primeiro tempo o Bahia voltou a mostrar superioridade e aumentou a força no ataque. O gol esteve muito perto aos 34', quando Wallyson recebeu o cruzamento na área, bateu cruzado, Fernandão se jogou para completar, mas não alcançou.

O confronto recomeçou mais truncado e equilibrado no segundo tempo e nos primeiros minutos nenhum dos times se destacou no ataque. O Esquadrão perdeu parte da agilidade que mostrou na primeira etapa e, menos pressionado, o Grêmio conseguiu avançar mais no ataque e conseguiu oferecer perigo, principalmente nos lançamentos longos para a área.

Justamente em um lançamento que o Grêmio conseguiu marcar seu primeiro gol e abrir o placar da partida. Aos 23', Elano recebeu o cruzamento, cabeceou no travessão e na sobra Riveros conseguiu completar para o fundo do gol. Em desvantagem no placar, o Bahia também ficou em situação inferior no número de jogadores depois da expulsão de Titi, aos 29'. O zagueiro recebeu o vermelho depois de deixar o braço no rosto de Elano na dividida.

O Tricolor gaúcho soube aproveitar o momento superior, se manteve atacando depois do primeiro gol e ampliou a vantagem. Aos 32 minutos, Maxi Rodrigues, que havia acabado de entrar, chutou com força do canto direito da área, a bola desvia em Rafael Nonato, matou Lomba no lance e ainda bateu na trave antes de invadir o gol. No último minuto do tempo regulamentar, o Grêmio ainda encontrou a oportunidade de esticar a superioridade na contagem e encerrou com Guilherme Biteco, que balançou a rede depois de receber e chutar cruzado da área.

Bahia 0 x 3 Grêmio – 13ª rodada, Campeonato Brasileiro – Série A

Data: 11/8/2013, dom, 18h30

Local: Arena Fonte Nova, Salvador

Árbitro: Wagner Reway (MT)

Assistentes: Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN)

Bahia: Marcelo Lomba; Neto (Diones), Titi, Rafael Donato e Raul; Rafael Miranda, Fahel e Helder; Wallyson (Anderson Talisca) (Lucas Fonseca) e Marquinhos; Fernandão – Técnico: Cristóvão Borges

Grêmio: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Moisés, Adriano, Riveros (Guilherme Biteco), Ramiro (Mateus Biteco), Elano (Maxi Rodrigues) e Alex Telles; Barcos – Técnico: Renato Gaúcho. *Ibahia