Oposicionista a atual administração do município de Candeias, o vereador Pitágoras (PP) considerou como "crueldade" para com os estudantes, o fato de a prefeitura reduzir a frota do transporte universitário e mudar as regras de utilização do mesmo.

"Nós estamos numa era onde as pessoas estão tendo acesso ao ensino. As políticas públicas estão promovendo a educação, e o prefeito Sargento Francisco de forma ditadora quer inibir que o cidadão candeiense tenha acesso à educação", disse o vereador em entrevista ao Portal Bahia no Ar.

O edil afirmou ainda que quando o projeto foi levado para votação na Câmara, a oposição se manteve contra, no entanto, os vereadores da base governista votaram a favor e aprovaram o mesmo. "Os vereadores de oposição se atentaram para esse parágrafo único, chamei atenção de toda casa parlamentar e falei que esse projeto de lei poderia ser legal, mas imoral. Agora são os estudantes que estão pagando as conseqüências”, ressaltou.

Na oportunidade, o vereador citou ainda o desespero de muitos pais que não podem manter a despesa dos filhos estudando em outras cidades. "O prefeito não está destruindo o sonho somente de uma pessoa, ele está destruindo o sonho de famílias, de pais, de mães, de tios, de amigos, que tem orgulho daquele estudante que sobrevive e faz o seu curso universitário", concluiu.

Sobre os argumentos da prefeitura, que alega cortes de gastos por conta de uma suposta crise no município, o edil não aliviou e disse que essa questão só mostra o despreparo do prefeito e a ineficiência de sua gestão.