O projeto Educação em Movimento recebeu para sua última aula, cerca de 80 mil inscrições pelo site. No total, foram 40 mil atingidos diretamente pelos aulões do projeto nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Salvador. Diante desses números, a fala do professor Jorge Portugal é conclusiva: "Ano que vem precisaremos de um espaço maior para as ações", reflete.

A ação ocorrida nesta terça-feira (22), fecha a programação do projeto que pretendeu ajudar, de forma lúdica, os estudantes inscritos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que deverão realizar as provas neste fim de semana, dias 26 e 27 outubro.

Alguns alunos, mesmo não conseguindo trocar os cupons pelos ingressos para a Concha Acústica, por conta da lotação máxima do espaço, na última aula-show antes do "grande exame" valia tudo, até "acampar" do lado de fora para, mesmo de longe, tentar ouvir os macetes e dicas dos professores. Foi o caso da candidata Viviane Ferreira, 16, que pretende fazer o vestibular para biologia. "Quando cheguei hoje aqui para trocar os cupons pelos ingressos já tinham terminado. Fiquei triste, mas não dá para ir para casa com o rabo entre as pernas. Agora preciso me virar para tentar absorver alguma coisa", destramatizou.

O evento contou com a participação de cerca de dez professores que explicaram de forma lúdica e criativa dicas de fórmulas matemáticas, estrutura atômica, fatos históricos e atuais, figuras de linguagens, entre outras questões consideradas como certas de serem abordadas no exame. "O aulão desta terça-feira trará no mínimo doze questões do Enem", assegura o professor Jorge Portugal, que afirma estar com o sentimento de missão cumprida. "Conseguimos percorrer diversas cidades e com muito trabalho, alcançamos o sucesso em todas", explica.

Reta final – Na última semana que antecede o Enem, os próprios alunos dão dicas aos seus concorrentes. "Essa é a semana de tentar desestressar, relaxar. Não adianta se desesperar a essa altura do campeonato. Precisa agora confiar no que estudou e se tranquililizar", diz Claudio Dantas, 17, que quer cursar Direito. O professor de Ciências Humanas, José Nilton, concorda. "O candidato agora precisa diminuir o nível de estresse e ansiedade, do contrário pode se deparar com um vilão, que é o próprio emocional, na hora de responder às questões", pontua. O professor, diz que a aula desta terça-feira serviu para lembrar ao aluno sobre o que ele precisa revisar até o dia da prova. "História, por exemplo é interminável. Então hoje foi para dar alguns dicas do que realmente importa. Não adianta querer estudar em poucos dias o que deveria ter estudado no ano inteiro. Aqui foi uma revisão dos assuntos reconhecidos como mais relevantes", explica.

Show na aula – Saulo Fernandes, Adão Negro, e a participação de Ana Mametto, assinaram o lado musical da noite. De acordo com o vocalista do Adão Negro, Sérgio Nunes, que tem sido sempre presente no projeto, o compromisso social da banda está diretamente ligado à ideologia do reggae. "Estamos aqui mostrando na prática o que falamos em nossas músicas. Questões como compromisso social, civilidade e honestidade. Fazer este trabalho se confunde com a nossa propria história de vida" afirma. O cantor Saulo Fernades acredita que juntar a arte e o apredizado sempre dá certo. "A arte é transformadora, agrega, une e o nosso país precisa cada vez mais disso: união", e elogia o projeto. "Essa ação é incrível. Coloca em um mesmo espaço pessoas de diferentes perfis para aprender o mesmo conteúdo, com professores super disputados em cursinhos por aí afora e essa galera aqui tem a oportunidade de ter contato com essas grandes feras, não importando se é de escola púlica ou privada", explica.

Quem também deu uma passadinha no projeto foi a cantora Ana Mametto, que a convite de Jorge Portugal fez uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes que completaria 100 anos agora em 2013. "Ao cantar Vinicius e ver aquela plateia junta em uma só voz fiquei muito emocionada. Essa homenagem ao poeta foi pertinente, sobretudo porque os jovens precisam saber quem foram esses nomes tão importantes para a nossa história cultural", ressaltou.

A noite foi fechada por Saulo e deixou um gostinho de 'quero mais' e o desejo do cantor aos candidatos. "Muita sorte a todos. Entrem para fazer a prova com o pensamento bom, positivo e tudo dará certo".

*iBahia.