Será julgado pela justiça nesta quinta-feira (16), o traficante Cláudio Eduardo Campanha da Silva, 52 anos, ex-líder da facção criminosa Comando da Paz (CP). Julgado por dois homicídios, ele foi trazido do presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Ele é acusado também de outras 100 mortes e capturado em 2008, no Ceará, após operação policial. A sessão acontece a partir das 8h30, no 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal de Júri do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré.

O promotor de Justiça Nivaldo Aquino recorreu do resultado do júri que aconteceu em 2011, quando Campanha foi absolvido das duas acusações. O julgamento, que será conduzido pelo juiz Vilebaldo de Freitas, faz parte dos casos avaliados durante a Semana Nacional do Júri, iniciada na última segunda-feira (13), em todo país. Davi Gallo será o promotor, enquanto Antônio Glorisman e Paulo Vilaboim atuarão na defesa.

Conhecido pelo vulgo de “Malhado”, Campanha era um dos nomes mais fortes da cena da criminalidade na Bahia na época em que comandava a facção Comando da Paz, cargo assumido após a morte do traficante Pitty, em 2005. O grupo foi criado dentro da Penitenciária Lemos de Brito, após a chegada do traficante e sequestrador Mário Carlos Jezler da Costa, que já havia frequentado prisões cariocas e paulistas e fazia parte da Falange Vermelha. A organização surgiu para reivindicar melhores condições e controlar a violência no presídio.