Um estudante de 34 anos, que não teve a identidade divulgada foi preso em flagrante nesta segunda-feira, 19, por exercício ilegal da medicina na cidade de Mortugaba, localizada a 711 quilômetros de Salvador. De acordo com a polícia, o acusado trabalhava em regime de plantão no Hospital Municipal Santo Antônio e usava o registro profissional de outro médico, por quem respondeu durante os cinco meses em que trabalhou na instituição.

Agentes da Polícia Federal de Vitória da Conquista chegaram ao suspeito após denúncias que vinham sendo apuradas desde dezembro de 2014. Eles tiveram acesso a uma escala de plantão na qual identificaram o falso médico.

Na mochila do suspeito foram encontrados diversos documentos em seu nome, inclusive um diploma emitido por uma universidade boliviana, com uma foto sua, um carimbo com o nome do médico por quem ele se passava, e também algumas receitas médicas emitidas pelo mesmo na farmácia em frente ao hospital.

A Secretaria de Saúde do município de Mortugaba/BA informou que o falso médico teria sido indicado para trabalhar no hospital municipal da cidade pela prefeitura de Urandi/BA, onde teria trabalhado, além de ter labutado também na prefeitura de Pindaí/BA. Ainda conforme a Secretaria os pagamentos feitos ao suspeito eram oriundos de verbas repassadas pelo Ministério da Saúde.

O suspeito responderá pelo crime previsto no art. 282, parágrafo único, e artigo 299 do CPB, por exercer ilegalmente a medicina.