Famílias foram despejadas de imóveis do Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro, por determinação da Justiça Federal, após a Caixa Econômica Federal conseguir a reintegração de posse de 26 imóveis em dois empreendimentos do município.

Uma denúncia tinha deletado que os imóveis eram vendidos e alugados pelas família. De acordo com a Caixa, depois de adquiridos, os imóveis do Programa só podem ser vendidos após dez anos. O Inquérito Civil Público foi instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro para apuração.

Durante a investigação, outras famílias foram identificadas morando irregularmente nos imóveis dos condomínios residenciais Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro. O Ministério Público Federal tinha enviado à Caixa uma recomendação de Ação de Reintegração de Posse e arquivou o inquérito.

"Nós colocamos, em parceira com a Prefeitura de Juazeiro, uma equipe para apurar a situação de cada um dos imóveis. Identificamos algumas famílias que não eram aquelas que pactuaram o contrato conosco e outros imóveis estavam desocupados. Eram situações diversas", relata o superintendente regional da Caixa, na região Norte, José Raymundo Cordeiro Junior.

As famílias foram notificadas antecipadamente e algumas já tinham deixado os imóveis antes da desocupação. Os imóveis foram devolvidos para a Caixa e serão redirecionados para outras famílias após indicação da prefeitura local.

Redação Bahia no Ar