O drama vivido pelas oito famílias que residem no edifício Crisântemo, localizado no bairro do Inocoop, em Camaçari , parece que está longe de ter um fim. Desde o inicio da frente fria que castigou a cidade os moradores convivem com o medo.

Foto: Marcelo Franco.As famílias estão deixando o prédio e estão sem moradias

Uma inclinação capaz de ser vista logo na entrada do prédio colocou os moradores e Defesa Civil em alerta; na última sexta-feira (11/09), o poder público e as famílias se reuniram no gabinete da prefeitura e decidiram pela evacuação do prédio.

Porém a decisão é apenas mais um capitulo dessa triste novela; os moradores ainda não tem para onde ir. A noticia foi recebida com muito desespero e a partir daí começou a corrida no tempo em busca de uma nova moradia.

Valquiria Mota, mora com o esposo e a filha num dos apartamentos. Ela contou que seguirá as instruções dos técnicos que avaliaram e anunciaram o risco, mas o grande problema é conseguir um local seguro para morar: “Eu ontem tinha uma casa e uma vida tranqüila. De repente eu acordo , tenho que arrumar minha mudança e nem sei pra onde ir”, desesperou-se.

De acordo com o secretário municipal de governo,Francisco Franco, o pode público vai auxiliar as famílias com todo apoio jurídico necessário, mas a prefeitura não pode assumir a responsabilidade “ temos que zelar pela saúde pública, estamos sensibilizados com a situação e faremos o que for preciso pra ajudar”.

O edifício Crisâtemo tem mais de 30 anos e por enquanto os moradores estão sendo orientados a entrar com um processo contra a construtora responsável.

Engenheiros Civis fizeram uma primeira avaliação técnica e condenaram o local – para eles pode ser um problema de fundação e a possibilidade de ser acomodação do solo foi dispensada já que em toda estrutura não encontraram rachaduras – mas as constatações definitivas serão feitas pela pericia técnica legal.