Após 50 casos registrados em agosto deste ano, a Vigilância Epidemiológica afirma que o município de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, enfrenta surto de catapora. Foram registrados 180 casos da doença em 2013, aponta.

Miguel Andrade, de dois anos, está com catapora. As feridas espalhadas pelo corpo provcam coceira e febre. Segundo a mãe, Paula Andrade, o menino não tomou a vacina. "Esperei sair no posto de saúde, mas a doença veio antes", disse.

Para combater a doença, a partir do dia 1º de outubro, a vacina contra a catapora será distribuída gratuitamente nos postos de saúde do município para as crianças com idades entre um ano e três meses, até um ano e onze meses. Antes, a vacina era oferecida somente na rede particular, em duas doses, com o custo de R$ 140 cada

"A diferença é que a vacina oferecida na rede privada é monovalente, isolada. E a vacina que vamos oferecer é polivalente, associada com outras doenças como caxumba, vricela [catapora], sarampo e rubéola", informou Amarry Morbeck, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

A Vigilância informou, sobretudo, que a doença tem atingido com maior frequência as crianças na faixa dos cinco anos de idade. Apesar disso, ainda não há previsão da oferta de vacina para esta faixa etária.

A Secretaria de Saúde da Bahia negou surto da doença em Feira de Santana. Segundo a Sesab, em 2013 foram registrados 2011 casos de catapora em todo o estado.

*G1.