Após sair derrotada nas últimas duas eleições.

2008 quando foi derrotada pela a inimiga política Maria Maia (PMDB) e, em 2010, quando não conseguiu a reeleição para deputada federal, além de ver a derrota do seu filho Junior Magalhães, que também não conseguiu sua reeleição, a ex-Deputada Tonha Magalhães tem motivos para comemorar e, até ser considerada uma fênix renascendo das cinzas, graças à péssima administração de Maria Maia.

Tonha lidera todas as pesquisas realizadas no município com uma grande diferença para o segundo colocado o ex-aliado, o vereador Antonio Gilson, conhecido como Bobo.

Jair Cardoso do PTD, que foi o segundo mais votado para deputado estadual nas eleições de 2010, é o terceiro das intenções de voto do eleitorado Candeiense.

Oposição unida

A única situação que deixa Tonha em desvantagem é quando todos os votos de candidatos são somados, juntos ultrapassam a republicana.

No cenário atual faltando pouco mais de um ano para o pleito de 2012, dificilmente um candidato apoiado pela atual prefeita Maria Maia será eleito.

A briga deverá ficar com Tonha Magalhães e, a chamada terceira força, grupo formado pelos vereadores Bobo (PHS) Marivalda da Silva (PT) os Advogado Jair Cardoso (PDT) e Georgem da Contabilidade (PTdoB).