Se você vai passar o final de ano em Salvador, preste bem atenção. A prefeitura divulgou ontem como será o esquema especial de trânsito e transporte para os quatro dias de festa, que serão realizados na Praça Cayru, em frente ao Mercado Modelo. A operação, que começará às 10h do próximo domingo – primeiro dia da festa -, inclui interdições de avenidas, estacionamentos exclusivos, horários especiais de ônibus e pontos extras de táxis.

De acordo com a Transalvador, o trânsito será bloqueado da Avenida Contorno, na altura do Museu de Arte Moderna (MAM), até a Praça da Inglaterra, no Comércio. A Ladeira da Montanha também será bloqueada. Os bloqueios serão realizados sempre nos dois sentidos da via, porém, em horários diferenciados. No domingo, os veículos ficarão impedidos de transitar a partir das 17h. Na segunda-feira, às 18h, na terça-feira, noite da virada, às 17h, e na quarta-feira, às 15h.

Além disso, as vias do entorno da Praça Cayru serão interditadas diariamente, sempre às 10h, entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, visando a segurança e prevenção de acidentes.

Ao todo, 15 barreiras fixas e 13 móveis serão colocadas em pontos estratégicos, permitindo somente a passagem de veículos envolvidos na organização do evento, moradores (com comprovante de residência) e imprensa. A medida, segundo a Transalvador, visa impedir que as pessoas estacionem em locais indevidos.

“Quem escolher ir de carro deve ficar atento para parar apenas em locais permitidos. Muitas vezes, flanelinhas clandestinos induzem o motorista a estacionar errado”, alertou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. “Nesses casos, quem acaba no prejuízo é o motorista, que será notificado, pagará multa e poderá, inclusive, ter o veículo removido”.

Foto: Correio.

Estacionamento

Apesar de não ser o recomendado, quem preferir ir à festa de carro contará com quatro estacionamentos pagos, localizados no São Raimundo, Vale dos Barris, Barroquinha e Castro Alves. Em todos os estacionamentos será cobrada uma taxa única de R$ 10, segundo Muller.

Outra opção serão as áreas de Zona Azul, com valor fixo de R$ 10. “Nessas áreas, é preciso verificar se o guardador está uniformizado e exigir a cartela do Sindguarda, também sob pena de pagar multa”, diz Muller.

A Zona Azul vai ocupar a pista da direita da Avenida da França, a Rua Miguel Calmon, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra, e a Avenida Estados Unidos. Os horários seguem o bloqueio das vias. Quem não quiser disputar uma das vagas de estacionamento poderá optar por táxi ou ônibus, ambos com sistema diferenciado durante os quatro dias de festa.

Segundo a Transalvador, 77 linhas de ônibus vão operar com pontos de parada na Avenida da França. De 29 a 31 de dezembro, a população contará com a frota máxima de coletivos na região – 489 veículos. No domingo e na segunda-feira, os ônibus vão operar das 18h às 5h. Já na virada, os ônibus circularão das 18h até as 6h. Na quarta-feira, dia 1º, serão 343 veículos circulando das 15h à 0h.

O itinerário de 11 linhas de transporte complementar do Subúrbio Ferroviário será prolongado até a Avenida da França, com frota total de 44 veículos, de domingo até quarta-feira, nos seguintes horários: dia 29, das 18h às 5h; dia 30, das 18h às 5h; dia 31, das 18h às 6h, e dia 1º, das 15h à meia-noite.

Para que o esquema especial seja colocado em prática, serão convocados 86 agentes de trânsito e transporte, que atuarão com 21 viaturas e seis motocicletas. Nos bloqueios, serão utilizados 102 prismas de concreto, mais conhecidos como ‘gelo baiano’, e dez guinchos estarão disponíveis.

A prefeitura ainda implantará um terminal de ônibus provisório para o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Estados Unidos (Comércio), entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra. Já os táxis ficarão espalhados também em pontos provisóriros no entorno da festa (confira no mapa).

Praias

A operação de fim de ano não englobará apenas a festa oficial na Praça Cayru. Quem for passar o Réveillon nas praias da orla de Salvador também contará com esquema de transporte diferenciado. No dia 31, 162 linhas vão operar com frota máxima de sábado, das 18h às 6h.

Dentro da Operação Praia, uma frota de 25 veículos será ativada a partir das 21h do dia 31 até 6h do dia seguinte, com reinício previsto para 10h do primeiro dia de 2014. Uma frota reguladora de três veículos estará à disposição dos fiscais em Patamares, com operação das 4h às 19h.*Correio.