A rotina no entorno da Arena Fonte Nova começa a mudar nesta quarta, 21, quando a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e o Comitê de Organização Local (COL ) assumem a administração do estádio.

A rua Anfrísio Santiago (onde funciona a Contax) será bloqueada para a passagem de veículos e passa a ser usada exclusivamente pela Fifa.

Essa é a única rua que permanecerá interditada no período de 21 de maio a 11 de julho. Nas demais, as barreiras serão implantadas somente durante as partidas.

Até o dia 13 – quando ocorre a primeira partida do Mundial em Salvador – a Fifa começa a dividir os setores destinados à imprensa e a decorar e sinalizar o estádio.

A entidade também começa a testar a rede elétrica, instalar a internet e receber os produtos que serão comercializados na arena.

Jogos

Às 20h do dia anterior às partidas, a avenida Presidente Costa e Silva (em frente ao Dique) será interditada. As demais vias – avenida Vasco da Gama, ladeira do Desterro, rua da Mouraria, rua Professor Hugo Baltazar da Silveira, rua Boulevard América, acesso ao viaduto Rômulo Almeida, ladeira da Independência, avenidas Joana Angélica e Castelo Branco – serão bloqueadas cinco horas antes dos jogos e liberadas uma hora depois.

Desde a última segunda, 12, os moradores das ruas que estão dentro do perímetro de isolamento da Fifa podem solicitar credencial para circular nessas áreas no site da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Alguns deles alegaram, entretanto, que não estão conseguindo completar o cadastro. "Eu digito o CEP e o sistema não habilita. Não sei o que fazer", reclamou Antônio Oliveira, 46, que mora na ladeira da Fonte das Pedras.

A Transalvador orienta a quem tiver problemas com o credenciamento entrar em contato por telefone ou comparecer à sede do órgão, nos Barris.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o serviço de atendimento personalizado chamado "Fale conosco" será disponibilizado no site.

Ambulantes

Segundo Rosemma Maluf, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no período em que não houver jogo a rotina dos ambulantes não será alterada. "Eles vão poder vender. Nos dias em que houver partida, entretanto, só poderá vender quem tiver licença, e somente nos locais autorizados", afirmou.

Segundo ela, 500 vendedores serão credenciados e receberão equipamentos e coletes padronizados.

Só será permitido vender bebidas de patrocinadores e acarajé em locais como o entorno do Dique, a ladeira do Desterro e a avenida Joana Angélica. "Estamos em fase de licenciamento", disse.

Onde é preciso ter credencial

Jardim Baiano

Rua Santa Clara

Travessa Desterro

Rua do Carro

Rua da Cova da Onça

Ladeira da Fonte das Pedras

Avenida Joana Angélica

Avenida Guarany

Vila Platino

Avenida Maria Dusá

Rua Dique Pequeno

Av. Presidente Costa e Silva

Moradores dessas ruas terão que solicitar credencial por meio da Transalvador e conferir com o órgão o roteiro a ser seguido em dias de partidas

Com informações do A Tarde