A Secretaria de Meio Ambiente de Simões Filho, em parceria com o Ministério Público (MP) está realizando, desde novembro do ano passado, a operação “Força Tarefa”, que visa diminuir a poluição sonora na cidade. De acordo com o secretário da pasta, Aderbal Menezes, a operação tem trazido bons resultados.

Em entrevista ao radialista Roque Santos, na Rádio Sucesso (93,1), o secretário afirmou que a Força Tarefa tem refletido, inclusive, na redução da criminalidade. “A avaliação que a gente faz é muito positiva. Tivemos um resultado na questão dos homicídios, principalmente aos ligados a bares. Encaramos isso como uma situação muito boa para o município, já que os números também mostram isso”.

Durante o início da operação foi feita apenas uma campanha educativa. Com o prosseguimento, são realizadas as apreensões dos equipamentos sonoros. “Fizemos a campanha educativa sem apreensão. Agora, realizamos também essa parte. O material fica retido e o proprietário tem um prazo para recuperá-lo. Quando ele vai buscar o equipamento de som, ele se responsabiliza que não vai mais cometer esse delito”, explica, lembrando que a poluição sonora é caracterizada como crime ambiental.

Ainda segundo o secretário, as maiores incidências eram nos bairros de Simões Filho I – sobretudo na Rua Primeiro de Janeiro, e no Cia I. “Conseguimos reduzir em todos esses bairros. Na Praça do Cia I fizemos uma erradicação completa, e obtivemos uma redução significativa em Ilha de São João e Pitanguinha”, avalia.

Semanalmente é feita uma reunião para análise dos resultados e para serem traçadas as estratégias de como serão desenvolvidos os próximos passos da operação. “O objetivo é reestabelecer a ordem no município de Simões Filho. As pessoas precisam respeitar o direito das outras”, finaliza.

Redação Bahia no Ar