Quando Jonas (Murilo Benício) disse a Gláucia (Renata Sorrah) que não queria que ela se aproximasse de sua família, ele estava falando sério. Nos próximos capítulos de "Geração Brasil", ele vai se vingar da sua mãe cortando a luz, o telefone e a mesada que dá à família. É que Jonas descobre que Gláucia procurou Jack para contar que ele sempre disse que daria um golpe do baú em Pamela (Claudia Abreu) e que ele viajou para os Estados Unidos roubando dinheiro de sua poupança. Irritado, Jonas apronta para cima da mãe. Num belo dia, Gláucia vai ao banco pegar sua mesada e descobre que está sem dinheiro. Quando chega em casa, percebe que o telefone não funciona e logo depois, a luz é cortada.

"Que estranho, só o nosso prédio tá no escuro!", diz Silvio (Luiz Henrique Nogueira). Gláucia não entende o que está acontecendo e o filho explica. "Sua pensão foi cortada, o telefone tá mudo, agora tamos sem luz!… Só pode ser uma coisa, mamãe: olho gordo dessa gente, porque o Danilo (Miguel Roncato) está no concurso". Apesar de estarem no breu, Silvio deixa a mãe sozinha porque marcou de se encontrar com Marisa (Titina Medeiros). Assim que o irmão sai, Jonas aparece quase matando a mãe de susto. Ela dá de cara com o filho, sentado, olhando um velho álbum de fotografias. "Você não jogou fora as minhas fotos… Isso não combina com uma mãe que sempre quis ver o filho pelas costas", diz ele.

Gláucia fala que não gosta de entrar no quarto de empregada onde Jonas vivia. "Lembranças ruins, dona Gláucia? Imagina as minhas…", fala ele. A perua pergunta como ele entrou lá e ele é grosseiro. "Você não entendeu ainda que eu faço o que eu quero? Quer saber também como a sua pensão foi suspensa? Como o telefone parou de funcionar, a luz foi e voltou…?", pergunta, debochado. "O que você quer? Já não basta ter largado a própria mãe neste pardieiro, tendo grana pra nos botar num palácio!", fala ela. Jonas diz que sempre deixou claro que não queria que ela se aproximasse da família dele. "Você foi atrás do Jack! E tentou colocar o meu sogro contra mim", fala, irritado.

Gláucia diz que foi procurar Jack porque tinha medo que Danilo fosse perseguido no reality por causa do ciúme doentio que ele sente por Silvio. "Mas aí, o Jack começou a fazer perguntas, a querer saber o porquê da briga, a culpa foi do champanhe, não me segurei: falei. Falei que você é um filho ingrato e que não estaria onde está hoje se não fosse eu", revela Gláucia. Jonas, então, se aborrece com a mãe. "Eu estou onde estou apesar de você! Meu primeiro grande feito foi ter sobrevivido a você, uma mãe pronta pra me devorar, como devorou o Sílvio, fazendo dele um merda! Eu nunca vou te perdoar pelo mal que você me fez, D. Gláucia Beatriz… Muito menos, pelo mal que você fez pro meu pai!", fala ele.

A perua é debochada. "O santo Pedro Marra, defensor dos desvalidos! (cresce) Se você gostasse tanto do seu pai não tinha feito o que fez! Ele morreu decepcionadíssimo com você!", grita ela. Jonas sente o baque fundíssimo, ela o atingiu no ponto. Mas ele se controla. "O que eu fiz hoje é só uma pequena mostra do meu imenso poder de tornar a sua vida um inferno. Sai do seu quadradinho de novo pra ver o que te acontece! Só vai piorar", ameaça Jonas. Ele vai saindo com o álbum de retratos na mão. Antes de sair, se volta. "Ah, a mesada acabou. Pra sempre. Não foi por falta de aviso", conta.

Com informações do Extra Globo