O Governo da Bahia inaugurou nesta terça-feira (17), em Salvador, o Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, instalado no Edifício Brasilgás, entre as Avenidas Carlos Gomes e Sete de Setembro, região central da cidade, no mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon.

Segundo no Brasil especializado no enfrentamento às discriminações raciais, o centro é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em parceria com 21 entidades do poder público e da sociedade civil.

"O Centro é uma referência para a pessoa que sofre com racismo. É mais um incentivo na luta contra a discriminação racial e funciona em parceria com a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, onde as pessoas podem trazer todas as suas demandas, que serão acolhidas e direcionadas, de acordo com as necessidades, para órgãos específicos", comentou o governador Jaques Wagner.

A unidade possui biblioteca com livros ligados ao tema, mapeamento dos terreiros de candomblé no Estado e profissionais especializados em psicologia, pedagogia, assistência social e jurídica, para cuidar dos casos de vítimas de racismo e de intolerância religiosa.

“Este centro vai ser muito importante por conta das demandas das populações negras. Será mais um espaço institucional na defesa destas comunidades, e traz mais segurança, uma vez que elas serão ouvidas e atendidas”, afirmou o presidente do Instituto Palmares, Danilo Moura.

As informações são do Bahiaeconômica/Bahianoar