O Governo do estado decidiu adiar o início da operação comercial do metrô, que estava previsto para a próxima segunda-feira, 15.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), o adiamento ocorre em razão da não integração do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) com o novo modal, conforme ficou estabelecido em Convênio de Cooperação e Contrato de Programa, celebrado em 2013 com a Prefeitura do Salvador.

Segundo a Secom, o metrô, em operação comercial, sem a integração física e tarifária com os ônibus do STCO ou não tendo um sistema próprio de alimentação, terá uma demanda de passageiros reduzida e prejudicará a população, pois a privará de um meio de transporte eficiente, confortável e moderno.

Ainda de acordo com a Secom, a população continuará a utilizar o metrô sem qualquer pagamento e o horário continuará o mesmo, ou seja, das 8h às 16h. O início da operação comercial está previsto para outubro deste ano, podendo, a partir daí e até que seja entregue ao público a Estação de Pirajá, o Estado adotar uma operação comercial experimental com tarifas mais módicas com horário estendido.

Postado por Maíra Lima