O Carnaval deste ano em Salvador apresentou redução nos crimes ao longo dos circuitos da folia. A redução média da violência foi de 28%, segundo o Governo do Estado. "Do ponto de vista do que é competência do Estado, este foi o melhor Carnaval dos últimos oito anos", disse Jaques Wagner, em entrevista coletiva realizada no Hotel Sheraton, no Campo Grande.

Ainda segundo números do Governo anunciados nesta quarta-feira (5), a produtividade policial cresceu 29% neste Carnaval. "Sem dúvida nenhuma isso é fruto de um trabalho cada vez melhor das polícias, uma organização melhor da festa e uma consciência das pessoas de que o Carnaval é para brincar, e não para brigar”, ressaltou Wagner.

Homicídio

Um homicídio foi registrado nas proximidades dos circuitos do Carnaval durante os dias de programação oficial da folia. O crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (1º), quando um homem foi morto a tiros no Campo Grande.

Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta de 1h, quando Wellington de Jesus Santos, 25 anos, foi baleado seis vezes na concentração dos blocos, perto da Casa d'Itália. O rapaz chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu no hospital.

Saúde e turismo

O secretário de saúde Washington Couto esteve presente na entrevista coletiva e comemorou a redução nas ocorrências registradas no sistema de saúde: "registramos queda de 30,8% de todos os atendimentos graves na rede hospitalar", comentou. Ja na área de turismo, o secretário Pedro Galvão apontou para uma ocupação média de 91% na rede hoteleira, a maior do Brasil neste Carnaval, segundo o governo.

*Correio