Uma empresa dedicada à concepção, fabricação e venda de turbinas eólicas irá instalar uma fábrica na Bahia. A Acciona Windpower faz parte do grupo espanhol Acciona e está investindo para abrir uma unidade de montagem de nacelles (a caixa de rotor do aerogerador) no estado.

O anúncio foi feito durante a feira eólica Brazil Windpower, no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade de abertura do evento ocorre nesta terça-feira (3), às 17h, e irá contar com a presença do governador Jaques Wagner.

De acordo com a empresa, a nova fábrica deve entrar em operação no final de 2014. Esta será a segunda unidade do grupo na Bahia, já que em março de 2013 foi inaugurada uma indústria de cubos eólicos em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

A capacidade de produção da nova fábrica será de 100 unidades do aerogerador AW3000, a plataforma de maior potência da companhia, e criará 60 postos de trabalho diretos e 400 indiretos.

Grupo já tem fábrica de cubos eólicos instalada em Simões Filho/span>

A negociação para a instalação da empresa na Bahia ocorreu em 2012, quando o governador Jaques Wagner viajou para captar novos investimentos. As empresas Gamesa, Torrebras e Alstom já fabricam equipamentos para a energia eólica na Bahia e, no final do ano, a fábrica da Aeris deve ser inaugurada.

*Correio.