A Fundação Hemoba está convocando doadores voluntários de sangue que possuam fator Rh negativo em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, houve uma queda nos estoques de bolsas de sangue de fator negativo.

Os doadores devem comparecer às unidades da Hemoba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

– Hemocentro Coordenador, na Ladeira do HGE, Av. Vasco da Gama
– Hospital do Subúrbio
– Hospital Santo Antônio / Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no Largo de Roma
– Hemóvel – está estacionado na Praça Newton Rique, no Iguatemi

Quem pode doar sangue

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 67 anos. A fundação adverte que menores de idade só podem realizar a doação mediante autorização formal e presença de um responsável. No dia da doação, é preciso ter dormido pelo menos seis horas durante a noite anterior, ter se alimentado bem, não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores à doação nem ter fumado nas últimas quatro horas. Os médicos também aconselham que alimentos gordurosos sejam evitados.

Não podem doar sangue aqueles que estiverem gripados ou com febre; mulheres grávidas, que estejam amamentando ou no período de três meses após o parto; indivíduos que tiveram hepatite após os dez anos de idade e usuários de drogas injetáveis. É preciso apresentar documento de identificação com foto no momento da doação.