Um homem é acusado de praticar sexo e maltratar animais na Rua Concórdia, no bairro São João, em Feira de Santana a 109 quilômetros de Salvador.

Segundo moradores do bairro, o suspeito dos atos criminosos é José Adriano Nascimento. As investigações serão feitas e caso sejam confirmadas, o acusado pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão, segundo a lei 9.605. Se for constatado mortes no local, a pena pode aumentar de um terço a um sexto.

A Comissão de Proteção dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou nesta sexta-feira, 28, uma ação de resgate e combate à pratica no local da denúncia, mas não encontrou o suspeito. O acusado foi denunciado por moradores.

Neste sábado, 29, a advogada Carolina Busseni, presidente da Comissão da OAB, informou em nota, que encontrou o ambiente em más condições. "A situação era terrível, o local totalmente insalubre, com muito lixo, entulho, plantas, com muito fedor, foco de dengue e com muitos ratos".

Conforme as denúncias, os animais eram pegos no meio da rua e levados para dentro da casa, onde também eram mortos e pendurados com cordas.

No momento da ação, uma mulher que se apresentou como tutora do suspeito informou que ele possuía problemas mentais. "Continuaremos as investigações para confirmar o distúrbio, mas até o momento ele é considerado um criminoso", disse a advogada.

Quatro cães e um gato foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário, onde realizam exames clínicos e laboratoriais neste fim de semana. Na segunda-feira, 1º, os animais deverão ser encaminhados para órgão e instituições que irá disponibilizá-los para adoção.

A operação foi realizada em conjunto com as ONGs de Proteção Animal da Bahia, a Associação de Proteção Animal de Feira de Santana, ABPA Portal do Sertão e o Comando da Policia Regional Leste, que colaborou com as investigações.