A gerência do Hospital Espanhol, informou que recebeu três propostas de empresas interessadas em assumir a administração da unidade médica. Pelo menos mais dois grupos empresariais devem apresentar suas propostas até o final do mês de novembro.

A decisão sobre quem vai assumir o controle da unidade, que será feita após avaliação técnica, é o primeiro passo para que o hospital reabra suas portas, fato que deve acontecer no mês de janeiro.

O diretor médico da unidade, Fábio Vilas Boas, disse que a segunda etapa do processo começará com a contratação das equipes que atuarão na unidade de saúde. Ele ainda esclareceu que os primeiros setores a serem reabertos serão os de hemodiálise, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os setores de diagnóstico e laboratório, além da emergência. Em um primeiro momento, serão reabertos 100 apartamentos de internação.

O Hospital Espanhol dispõe de 270 leitos, sendo que 60 pertencem à UTI adulta e 12 à pediátrica. A unidade enfrentou dois anos de crise financeira e teve como resultado o fechamento de suas portas em setembro deste ano. Cerca de 800 pessoas perderam seus empregos.