O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre inscrições para 500 vagas em Salvador, para o processo seletivo de 2015. As oportunidades são para formações integradas, que combinam o ensino médico com o técnico, e tem duração de quatro anos. Os cursos são gratuitos, e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro.

Entre os cursos oferecidas pelo instituto, há a formação de geologia, eletrotécnica e química. As inscrições vão até o dia 10 de setembro, no site do processo seletivo, e os interessados devem pagar uma taxa de R$ 30. Alunos de escolas públicas podem solicitar isenção parcial da taxa, pagando R$ 3.

Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 21 de agosto e entregar a documentação exigida em edital. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias. Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Geologia

A procura pelo curso, criado em 2008, é alta há pelo menos dois anos, devido ao crescimento da geologia em setores como petróleo e gás, exploração mineral e meio ambiente. Essa formação técnica capacita profissionais para realizar mapeamento e amostragem em superfície e subsolo; auxiliar na caracterização e nos projetos de identificação, qualificação e quantificação de ocorrências minerais; operar equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral, além de desenvolver levantamentos topográficos nas atividades de mineração, com base nas medidas de segurança do trabalho, controle e proteção ambiental.

Eletrotécnica

Com sete laboratórios e sala de informática aplicada a projetos elétricos, utilizados nas aulas práticas das disciplinas, o curso de eletrotécnica prepara profissionais com competências e habilidades voltadas para projetos elétricos e manutenção industrial elétrica, para atuar em locais como concessionárias de energia; prestadoras de serviços; indústrias de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos.

Química

A formação em química existe desde a década de 1950, época da antiga Escola Técnica de Salvador, quando houve a expansão da indústria de petróleo na Bahia. O técnico em química planeja, coordena, opera e controla equipamentos e processos laboratoriais e industriais; realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas; participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos.

A estrutura dos laboratórios é uma característica diferencial dessa formação no Campus Salvador, bem como a existência de grupos de pesquisa. Para os que desejam seguir carreira na área, o Instituto oferece, também, a graduação de engenharia química.