A imagem tridimensional de Irmã Dulce, esculpida em argila e gesso, só chegará aos olhos do público no próximo dia 24, dois dias depois da Beatificação da freira.

Na data, será realizada a entronização da imagem da Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

  Numa cerimônia religiosa especial, o atual santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (no antigo Cine Roma), será dedicado à Irmã.

De acordo com o assessor de memória e cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Oswaldo Gouveia, na cerimônia do dia 22, o que as pessoas vão ver no altar é uma imagem do rosto da religiosa em duas dimensões, considerada oficial.

“É esta que vai ser enviada ao Vaticano e ganhará o mundo”, explica.

A escultura de argila e gesso de 1,48 m (altura real da freira) está pronta desde o final de fevereiro e guardada em local secreto, segundo o artista plástico responsável pela obra, Alex Reis, 37.

“A curiosidade é grande, mas só posso dizer que ela está num galpão”, diz.

Criação – Uma outra estátua, produzida em fibra de vidro está sendo finalizada e deve ficar pronta até o dia 25.

Por ser mais leve e resistente, a réplica será usada na carreata que encerra a programação da Beatificação, no dia 28.

Foi Alex que idealizou também a imagem de dez centímetros que serviu de modelo para a produção das 20 mil lembrancinhas, fabricadas na Salvetti Di Sano.

Alex Reis conta que o contato com a equipe da Osid começou há quase dois anos.

Entre as primeiras reuniões e o projeto final da escultura, o artista plástico apresentou três versões, que foram sendo analisadas por uma comissão.

Depois de algumas adaptações, o “desenho” escolhido foi transformado numa escultura de 25 centímetros enviada ao Vaticano para a aprovação.

“Fui orientado a representar Irmã Dulce nem muito jovem, nem muito idosa e com a expressão de serenidade que ela tinha”, conta Reis.

De formação católica, o artista plástico se considera um não-praticante da religião.

Ele revela, porém, que o bom andamento da produção das esculturas o surpreendeu.

“Acredito que o trabalho fluiu bem porque Irmã Dulce estava aqui presente o tempo todo”, assegurou.

* Fonte: A Tarde Online