Zé Alfredo (Alexandre Nero) sabia muito bem o que estava fazendo quando adotou Cristina (Leandra Leal). Nos próximos capítulos de "Império" será revelado que o Comendador contou à jovem os seus planos de fingir que morreu. A revelação acontece em diversas cenas ao longo da semana entre os dias 15 e 20 de dezembro. Assim que Zé Alfredo morre, Josué (Roberto Birindelli) liga para Cristina e avisa sobre a morte do seu pai. Ela se junta aos outros filhos para o apartamento da família e fica lívida ao ouvir Maria Clara (Andréia Horta) dizer que o pai deve ser cremado. "O corpo dele pode ter morrido, mas a alma… é como ele disse: vai vagar pra todo sempre lá naquele monte. Por isso… eu acho que a gente tem que fazer uma coisa: vamos mandar cremar o nosso pai", diz ela.

Rapidamente, Cristina se mete: "De jeito nenhum!". Clara não gosta e Cristina diz que o pai lhe confessou uma vez que gostaria de ser enterrado no mesmo lugar que Eliane (Malu Galli) e Evaldo (Thiago Martins). Cristina sai e conta a Josué a ideia de Clara. A designer procura Marta (Lília Cabral) e ela pergunta se todos estão de acordo. Cristina entra na hora diz que não e Clara fala que ela acabou de entrar na família. "Mas sou tão filha do comendador quanto você e seus irmãos. E se eu não autorizar a cremação dele, nada feito, já que o cartório exige a assinatura de todos os herdeiros dando o consentimento pra cremação", avisa Cristina. Josué, que entrou com a jovem, confirma a história dela. "Sou testemunha de um pedido do comendador, feito há poucos dias… De que, se algum dia, ele viesse a morrer, que fosse enterrado no mesmo cemitério que seu irmão e sua cunhada, mãe da Cristina…".

Dessa forma, todos desistem da ideia de cremar Zé Alfredo. Cristina se volta pra Josué, e sem que ninguém mais veja, sorri pra ele. Durante as cenas do enterro, Aguinaldo Silva escreveu um recado: "Cristina, Josué e Manoel (Jackson Antunes) mantêm uma postura mais serena que os outros da família". São essas as três pessoas que sabiam do plano de José Alfredo. Há ainda uma cena de flashback mostrando Josué colocando um cilindro de ar pequeno no caixão. Ele pede um momento a sós com o patrão antes do início do velório e consegue colocar o que Zé pediu no forro do caixão. É nesse momento que Cristina aparece. "Desculpa, Josué, espero que você já tenha feito tudo como ele pediu… Mas as pessoas que vão participar do velório já estão chegando", diz ela.

A atitude de Cristina começa a despertar suspeita em casa. Tuane (Nanda Costa) diz que nem parece que ela ficou triste com a morte do pai e Elivaldo (Rafael Losso) vai conversar com a irmã. "Pode até não parecer, mas eu tou muito triste. Só que eu só vou chorar na hora certa!", diz ela, deixando o irmão sem entender. Pensativa, ela lembra do momento em que Zé Alfredo lhe contou do seu plano. "Por isso lhe escolhi nesse momento, Cristina… o mais delicado e difícil da minha vida", diz ele. "Vou fazer 'de um tudo, visse', pra não decepcionar o meu pai. Aquele que já aprendi a admirar… e amar", responde ela. Logo ela é interrompida por Josué, que liga dizendo que está a caminho do cemitério. "Trata de se apressar, Josué, que o relógio não para! E pelo amor de Deus, me mantém informada. Tem que dar certo. Tudo vai dar certo, sim!", diz.*Extra Globo.