A Região Metropolitana de Salvador (RMS) apresentou em outubro uma diminuição de 13,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte –, comparando ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Em idêntica comparação, Salvador registrou uma redução de 13% de redução e as demais cidades teve seu índice reduzido em 17,3%, entre janeiro e outubro.

Os dados foram apresentados durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida – que reúne representantes do Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, secretarias estaduais, dentre outras instituições, na articulação de ações de enfrentamento à violência – na quinta-feira (7), na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“As pessoas envolvidas neste trabalho estão se dedicando muito mais do que é a sua obrigação. Quando estamos conseguindo apresentar os resultados práticos, ficamos todos motivados e buscamos prestar serviços ainda melhores”, declarou o governador do estado Jaques Wagner.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, ressaltou que, neste segundo semestre, os índices dos CVLIs tiveram redução durante todas as semanas. “Isso demonstra a maturidade do Pacto Pela Vida e dos nossos órgãos de segurança pública, atuando diretamente nas causas. Criamos novas estruturas, demos treinamento aos nossos policiais, e a integração com o Ministério Público e com o Judiciário tem feito toda a diferença”.