Policial foi ferido no rosto na carceragem da 5ªdelegacia, em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)

Um policial civil da 5ª Delegacia Territorial de Periperi, no Subúrbio de Salvador, foi ferido no rosto por um golpe de faca artesanal desferido por um detento na manhã desta terça-feira (26). De acordo com o delegado Nilton Borba, a agressão ocorreu no momento em que o investigador, juntamente com um funcionário terceirizado, entregava o almoço dos detentos.

"A gente abriu a cela e colocou as caixas com as 'quentinhas' lá dentro. Um deles veio por trás das caixas e pegou Rauney [Oligário, investigador]. O outro me pegou por trás e me deu uma gravata. A gente conseguiu se desvencilhar e Rauney gritou. Aí eles [presos] saíram da cela e vieram pra sala. Foi quando os colegas [policiais] chegaram e começou a troca de tiros", descreve Reginaldo Santos, funcionário terceirizado da unidade.

Segundo o delegado, com a chegada dos policiais, um dos presos foi atingido por tiro no pé e na orelha e o outro conseguiu fugir por uma janela. Até por volta das 16h desta terça-feira, ele não havia sido localizado. O detento que foi atingido foi levado para o Hospital do Subúrbio.

Já o investigador atingido pela faca artesanal foi medicado e voltou a trabalhar horas depois do ocorrido. "É um momento de muita vulnerabilidade nossa. Eles nunca deram a entender que fariam isso. Mas tem sempre um dia pra acontecer essas coisas. Já estou trabalhando normalmente. Liguei pra família, disse que está tudo bem. É o nosso trabalho, o que nos propomos a fazer?", indaga Rauney Oligário.

Segundo o investigador, essa a primeira vez que ele é agredido durante o trabalho. "Trabalho com custodiados há oito anos e isso nunca aconteceu comigo. A sorte foi que não atingiu uma veia calibrosa. Se tivesse, podia ter ido a óbito. Foi um golpe com muita força. Me defendi e mesmo assim me atingiram", recorda o policial.

Segundo o delegado Nilton Borba, a delegacia abriga, atualmente 50 detentos. Borba afirma que a partir de quarta-feira (27) alguns deles deverão ser transferidos.As informações são do G1.