BAHIA NO AR
Roque Santhos




Roque Santhos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

IPTU: faltam 6 dias para fim de recadastramento de imóveis

Desde a última sexta-feira, a prefeitura disponibiliza mais um ponto de entrega: a Sucom, na Avenida ACM, Edifício Thomé de Souza, ao lado do Hiperposto

Cidades - Atualizado em 25/09/2013 08:54h
O prazo de cadastramento/recadastramento de imóveis para o IPTU na capital termina em seis dias e mais da metade dos proprietários ainda não efetuaram o registro. O recadastramento é obrigatório e quem  não fizer vai pagar multa de R$ 412. Até ontem à tarde, 422.972 proprietários atualizaram o registro — sendo 76.087 novos cadastros, 342.833 recadastrados e 4.052 cadastramentos de condomínios.
 
O contribuinte que concluir o recadastramento garante desconto de 10% no IPTU em 2014 e 2015, e imóveis de até R$ 100 mil terão isenção no pagamento do imposto. Quem ainda não fez o registro no site www.recadastramento.salvador.ba.gov.br tem até a meia-noite da próxima segunda-feira. O processo é dividido em duas etapas: primeiro, o proprietário preenche um formulário no site e, ao final, imprime duas fichas com dados pessoais e do imóvel.
 
Em seguida, ele deve reunir às fichas cópia do documento de propriedade do imóvel — não precisa ser autenticada. A documentação pode ser enviada pelos Correios para a Sefaz ou entregue na sede da secretaria, na Rua das Vassouras, ou nos SACs Barra, Iguatemi, Cajazeiras, Comércio, Periperi ou ainda no posto de atendimento de Itapuã, na Feira de Itapuã.
 
Desde a última sexta-feira, a prefeitura disponibiliza mais um ponto de entrega: a Sucom, na Avenida ACM, Edifício Thomé de Souza, ao lado do Hiperposto.   A entrega da ficha mais a cópia dos documentos é em até 15 dias após o cadastro na internet. A expectativa da Sefaz é que até o final do prazo, 100% dos imóveis, cerca de um milhão, sejam recadastrados. Segundo a Sefaz, o site tem recebido cerca de 600 visitantes por minuto.
 
Neste sábado, a Sefaz realiza mutirão,  9h às 15h,  em Valéria, na Escola Municipal Professor Milton Santos, e em Coutos, no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 2101-3737 ou pelo e-mail recadastramento@salvador.ba.gov.br. 
 
Dúvidas
O recadastramento será prorrogado?
Não. O prazo na internet é até a meia-noite de segunda-feira. Os documentos comprobatórios podem ser entregues em até 15 dias após esse cadastro. Ou seja, quem fizer no último dia, terá até 15 de outubro para a entrega.
 
O que preciso para o recadastramento no site?
Saber o CEP e ter em mãos: carnê de IPTU; CPF/CNPJ do (s) proprietário (s), documento de propriedade do imóvel; contas da Embasa e da Coelba.
 
E quem tem um imóvel com o documento em nome do antigo proprietário?
O atual dono do imóvel deve apresentar um documento de posse ou de propriedade em seu nome. Se não fizer o recadastramento, estará sujeito à multa.
 
Um portador pode entregar a documentação no lugar do proprietário?
Sim. Os documentos também podem ser enviados pelos Correios à Sefaz, ou entregues na sede central, em postos SACs, e também na Sucom, na Avenida ACM, no Edifício Thomé de Souza.
*Correio.
 
Comente
Comentários
+ Notícias

FOTOS
MARINA MANTEGA, a filha do ministro Guido Mantega
Todos os Direitos reservados ao BAHIA NOAR 2013 © | E-mail: contato@bahianoar.com | Desenvolvido pela Loup Brasil.