Thammy e a irmã Jenny

As transformações de Thammy Miranda para mudar de sexo podem não ser tão radicais assim. Segundo a irmã adotiva da artista, após realizar a cirurgia para retirar os seios, ela não pretende trocar o nome ou gênero (para o masculino) em seus documentos. “Essa vontade ela não tem”, revela Jenny Miranda, que vem acompanhando de perto todo o processo, da preparação com psicólogos à cirurgia, realizada na última terça.

Amiga e assessora pessoal da filha de Gretchen, Lara Rodrigues também afirma que essa não é a vontade de Thammy, e esclarece que não passa pela cabeça da atriz ter um órgão sexual masculino:

“Ela não vai mudar o nome, nem documento, nem nada. E ainda não existe a expectativa de retirada de útero e ovários. Acho que depois dessa cirurgia, ela não vai fazer nem implante de dente, se precisar (risos)”.

Pai apoia

A família de Thammy teve tempo de sobra para digerir a notícia de que a artista pretendia mudar de sexo. Foi a própria atriz quem comunicou a decisão, há meses, pessoalmente a cada um dos seus parentes mais próximos. Assim como Gretchen, o pai dela, Silva Neto, deu total apoio à filha.

“Ele também a apoia em tudo. E se é algo que não vai prejudicá-la, estamos sempre apoiando. O pai dela a ama demais, só tem um jeito fechado mesmo. Mas ele está sempre presente nas decisões dela. Todos nós sabíamos há um tempo da cirurgia, pois é uma coisa que não se decide da noite para o dia”, revela Jenny Miranda, filha adotiva de Gretchen.

Além de fazer a mastectomia (retirada dos seios), Thammy ainda aproveitou para fazer uma lipoaspiração.

“Falei com ela a todo momento, antes e depois da cirurgia. Ela se sente muito bem, está feliz. Estou do lado dela em qualquer decisão que ela queira tomar na vida dela. Ela estava um pouco nervosa, mas é normal, acho que até para furar a orelha ou tirar sangue todos nós ficamos com medo de sentirmos algo”, acrescenta Jenny, que é casada com o personal trainer de Thammy, Odair Lopes.

Thammy sempre teve uma relação muito próxima com o pai, que é delegado de polícia e mora em São Paulo, próximo à filha.

“Gretchen nos contou que ela e Silva sempre sonharam em ter um filho e que ficaram muito felizes quando ela engravidou da Thammy. Eles não tinham preferência por menino ou menina, queriam que viesse com saúde. Apesar de não estarem mais casados, os dois sempre tiveram presentes na vida da filha, dando apoio em tudo”, diz Gerson Couto, que escreve com Fábio Fabrício Fabretti a biografia autorizada de Gretchen.

Thammy segue de repouso em casa, à base de remédios e vai retirar o dreno nesta sexta-feira. “Ela está reclamando muito de dor. Mas está superfeliz com o resultado”, entregou a amiga Val Marchiori. *Extra Globo