A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz determinou a suspensão do vídeo "Fantasmas do passado", veiculado em cadeia nacional de rádio e TV pelo PT na última semana, e que aborda a temática das conquistas sociais dos últimos anos.

A determinação foi motivada por representação apresentada pelo PSDB. Em nota, o PT informou ter apresentado a defesa junto ao TSE e que irá aguardar a decisão final do tribunal para se manifestar sobre o assunto.

A propaganda exibida na semana passada diz que o "Brasil não quer voltar atrás" e não pode deixar que "fantasmas do passado voltem".

A peça mostra imagens de pessoas empregadas, que estudam e têm acesso a remédios, mas que se veem em situações piores, que remetem ao passado, quando, sugere o vídeo, estavam à procura de emprego, lavando carros em semáforos e sem acesso a medicamentos.

"Mesmo que o teor da peça não imponha, como pretende o representante [PSDB], a conclusão de tratar-se de 'propaganda eleitoral antecipada' , sinaliza, ainda que de forma dissimulada, para a continuidade do atual Governo, com associação de imagens e ideias negativas ao passado", argumentou a ministra.

A decisão só vale para exibição na cadeia de rádio e TV, e não abrange a veiculação do vídeo na internet.