Para além do sincretismo religioso e do lado profano, a celebração ao Senhor do Bonfim, que acontece quinta-feira , 16, inaugura o calendário político baiano em ano eleitoral. O prenúncio dos palanques de pré-candidatos funciona como termômetro, junto à população, daqueles que almejam o Palácio de Ondina.

Quatro “blocos” eleitorais irão desfilar: o do governador Wagner (PT) e seu candidato à sucessão, Rui Costa (PT); o da oposição tradicional abrindo alas com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), ao lado do PMDB. Dividem o asfalto, ainda, a pré-candidata e senadora, Lídice da Mata e a esquerda do PSOL, com o aspirante Marcos Mendes.

Uma das “pimentas” será a divisão entre PSB e PT na festa. A senadora Lídice da Mata deixa de perfilar com Wagner (PT) e puxa seu próprio bloco. Ela sairá ao lado da candidata ao Senado, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon (PSB)- presença inédita na ala partidária.“

É a abertura do ano político na Bahia, o nosso Réveillon. Os políticos devem manter o contexto religioso, mas é o ritual que inicia o ano para nós e todos os baianos”, diz Lídice. “Vou cumprimentar o governador Jaques Wagner, mas vou sair com o PSB”, antecipa a pré-candidata.

A oposição vai marchar unida, tendo à frente ACM Neto com os dois pré-candidatos Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PDMD) ao seu lado. O presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, afirma sem pestanejar: “Estarei ao lado do prefeito ACM Neto. A oposição vai estar junta e misturada”, brinca.

“A oposição vai estar unida num bloco para ganhar as eleições de 2014”, continua Geddel. O ex-governador Paulo Souto confirma presença. “Estarei ao lado do prefeito. Mas não é o momento de falar sobre política”, afirma Souto. Ele diz que nunca deixou de ir à festa. “Eu sempre vou”, frisa, sem responder se quer ou não voltar para o comando do governo da Bahia.

Outro que deu pistas de que almeja o Palácio de Ondina, José Carlos Aleluia (DEM), disputará espaço no asfalto ao lado de Neto. Mas despista: “Vamos estar juntos, agradecendo ao Senhor do Bonfim pelo primeiro ano do governo ACM Neto”, diz Aleluia.

O ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), marcha no bloco de Neto. “Estaremos juntos. Vamos unidos no Bonfim pela vitória em 2014”, diz.

Disputa pela vice

O bloco do governador Jaques Wagner, por sua vez, terá a presença em destaque do pré-candidato à sucessão, Rui Costa (PT) e do vice-governador, Otto Alencar (PSD), que tenta a cadeira do Senado.

O tempero do tabuleiro governista é a disputa pela vaga de vice-governador. O deputado federal Mário Negromonte (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), nomes que estão no páreo, garantem ladear Wagner e Rui. Mas negam pretensão de conversas sobre o tema na festa.

“Quem faz a hora de anunciar é o governador. Ele pediu para esperarmos até o Carnaval, mas estamos muito confiantes no trabalho do PP na Bahia”, diz Negromonte.

Na mesma toada, Nilo defende seu nome para a vaga. “Estarei no bloco do governador, como sempre estive”, alfineta o pedetista, numa referência à chegada mais tardia do PP ao governo. Procurado por A TARDE, Rui preferiu não detalhar ao lado de quem prefere estar na festa.

A grita da ala de políticos deve vir do PSOL. O pré-candidato Marcos Mendes (PSOL), promete debater movimentos sociais e a religião na festa. “Vamos discutir a questão do sincretismo”, diz o pré-candidato.

*Informações A Tarde