Na manhã da quarta-feira (4) um carro-forte foi assaltado na port da agência do Banco do Brasil, no bairro do Cabula, em Salvador. A tática usada pelo criminoso, líder da quadrilha, foi usar muletas para se passar por deficiente físico; outro bandido fingia ler um livro, e mais oito homens participaram da ação.

“Um rapaz lia um livro mais afastado da entrada, já na lateral, enquanto o de muleta estava bem próximo da porta. Cheguei a ficar com pena dele, num sol retado, naquela condição (de muleta)”, relata o aposentado Eduardo Bispo, 63 anos, que testemunhou o acontecido enquanto esperava na fila do Banco Itaú, vizinho ao do Brasil.

Quando o carro-forte parou, três seguranças desceram, um com o malote, e outros dois fazendo escola. "No momento em que o primeiro segurança chegou perto da porta, o rapaz largou a muleta, sacou a pistola, gritou ‘Perdeu!’ e encostou o cano na cabeça do segurança. Aí, o que estava lendo, também apontou a pistola no abdômen do mesmo segurança e, em seguida, outros quatro homens saíram do carro com escopetas”, conta Seu Eduardo. Os outros bandidos esperavam a ação dentro de um Ford New Fiesta de cor branca e placa OVA-4635, que estava parado na rua.

Enquanto os seguranças estavam nas mira de seis criminosos, outros quatro bandidos esperavam em um carro não identiicado, para alertar sobre a presença da polícia. O bando pegou o malote e andou de costas, apontando as armas para os seguranças. Eles entraram no Fiesta. Um segurança atirou contra a quadrilha, que também realizou disparos.

A polícia militar chegou cerca de 10 minutos depois, e em seguida uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, que iniciou as investigações. O Fiesta foi localizado abandonado nos fundos de um prédio, na localidade que faz divisa com a Baixinha de Santo Antônio. No veículo foi encontrado uma farda laranja, calças e camisas sociais. “Três homens tiraram as roupas às pressas, um deles jogou a chave do carro no mato e os três entraram no matagal que dá na Baixinha”, contou uma moradora.

A placa do New Fiesta é de um EcoSport licenciado em Salvador. O carro usado foi tomado de assalto durante um sequestro relâmpago no dia 23 de maio, no Stiep.

Redação Bahia no Ar