Foto: Reprodução.Bancários da Caixa e do Banco do Nordeste continuam a paralisação

Bancários de vários estados decidiram na última segunda-feira (6) pelo fim da greve nacional dos trabalhadores de bancos que começou no último dia 30 de setembro. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a maior parte dos sindicatos já decidiu aceitar proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e voltar ao trabalho na terça-feira (7). Na Bahia, permanecem em greve os bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Os que retornaram às atividades aceitaram um reajuste salarial de 8,5%, além de 9% no piso, 12,2% no tíquete alimentação e 8,5% na participação nos lucros. Eles ainda obtiveram o fim de cobrança de metas por meios eletrônicos, como celulares. Os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste ainda pedem reajuste salarial de 12,5%.

Além do aumento de salário e benefícios, os bancários também pedem melhores condições de trabalho, com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.