Até o mês de maio, os 140.593 eleitores baianos que continuam com situação irregular na Justiça Eleitoral por não terem votado ou justificado ausências nas três últimas eleições correm o risco de perder o título de eleitor. São informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A data final para regularização antes do cancelamento automático do documento é o dia 4 de maio deste ano. Para regularizar essa situação, o eleitor deve comparecer a um dos postos da Justiça Eleitoral com documento oficial com foto, título eleitoral e comprovante de residência. No site do TRE-BA, o eleitor pode verificar a situação na coluna 'Serviços ao eleitor' e, em seguida, 'Situação eleitoral'.

Sem o título de eleitor, o cidadão não pode obter passaporte, nem ser nomeado em concurso público, ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, como também obter certidão de quitação eleitoral. As pessoas que comparecerem aos postos já devem ser submetidas ao recadastramento biométrico nas cidades onde o sistema já foi implementado.