Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) fiscalizaram, nesta quinta-feira (15) as ruas que fazem parte do cortejo da Lavagem do Bonfim, e apreenderam 23 faixas e mais 14 banners irregulares. O objetivo da operação foi coibir a poluição visual durante o evento. Fiscais da secretaria ainda desativaram um palco montado irregularmente em um posto de combustível na Avenida Jequitaia.

A operação ocorreu com base no Decreto Municipal 12.642/2000, responsável pela regulação da publicidade no município. De acordo com a lei, faixas, placas e painéis são proibidos em qualquer lugar da cidade. Além disso, nenhum tipo de publicidade pode ser afixado em árvores, mobiliário urbano, fachadas ou postes. Mensagens culturais ou de interesse público podem ser veiculadas apenas em cartazes, bandeiras, estandartes e flâmulas portadas por pessoas.

A operação teve início na quarta-feira (14), quando fiscais vistoriaram toda a região onde ocorrer a festa para coibir a publicidade, atividades e obras irregulares. Na ocasião, 14 notificações foram expedidas e três construções sem licença, autuadas e embargados.