Assim como o Carnaval da Copa, a festa de aniversário dos 465 anos de Salvador também será discutida na reunião da próxima segunda-feira. A diferença é que o festejo já tem um parâmetro: o Festival da Cidade, realizado no ano passado. A ideia, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, é garantir uma comemoração multicultural e com porte maior do que no ano passado.

A data, comemorada no dia 29 de março, será celebrada entre os dias 23 e 30 deste mês. “A gente vai fazer um aniversário mais amplo. Vamos divulgar a programação até o fim da próxima semana, para fazer um festival realmente diferente”, disse o secretário. “O que está certo é que vai ter um festival multicultural, em várias partes da cidade. É uma versão maior, mais ampla do que o que aconteceu no ano passado”, completou Bellintani.

Em 2013, quando o Festival da Cidade aconteceu pela primeira vez comemorando o aniversário da cidade e integrando o calendário de cultural do município, 100 eventos ocorreram, distribuídos em 28 bairros da capital e envolvendo a participação de mil artistas, ligados a música, dança, teatro, fotografia, cinema, artes plásticas, artes visuais, além de esportes, cidadania e patrimônio.

Os festejos dos 464 anos foram encerrados com um show da Banda Eva no Farol da Barra, na estreia de Felipe Pezzoni como vocalista. Este ano, segundo a prefeitura, a previsão é que ocorram shows todos os dias, em sete palcos distribuídos pela cidade. Os locais, no entanto, não foram definidos ainda pelo município.

*Correio