O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo (PDT), negou ser dono do Bahia Pesquisa e Estatística Ltda., o Babesp, conhecido como Data Nilo. A afirmação foi feite no domingo (7), após a propaganda no horário eleitoral gratuito do candidato a governador Paulo Souto (DEM), no sábado (6), sugerir que se trata de um ‘instituto fantasma’

"A Babesp é de um amigo meu, Roberto Matos. Existe há mais de 20 anos", falou Nilo. No programa do democrata, uma equipe vai ao endereço onde deveria funcionar o instituto, em Simões Filho, mas a porta estava fechada. "É um escritório virtual. Isso existe em todo lugar", defendeu Nilo.

O presidente da Alba prometeu divulgar os resultados de ais uma pesquisa do Babesp, nesta segunda-feira (8), encomendada por ele. Só em 2014, o instituto R$ 156 mil, em seis pesquisas encomendadas por Nilo. "O instituto é pequeno. Só atua a cada dois anos, quando tem eleição”.

Ainda de acordo com Nilo, apesar de ser o ‘principal cliente’ do Babep, outros políticos já encomendaram pesquisas ao instituto, como o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) e os estaduais Paulo Azi (DEM) e Augusto Castro (PSDB).

Redação Bahia no Ar