Um tripulante de um navio mercante de bandeira belga caiu no mar e desapareceu no final da tarde da quarta-feira (30) na Baía de Todos os Santos. Segundo informações da Marinha, o marinheiro Jean Pierry Varlett estava com o navio Excelsior e caiu do convés – ele não utilizava colete salva-vidas no momento do acidente.

A Capitania dos Portos foi informada do acidente às 17h30. O navio estava aconrado em mar aberto, na altura da entrada da Baía de Todos os Santos, para uma manobra de troca de tripulação quando Jean Pierry caiu. Segundo o agente de navegação do navio informou à Marinha, o tripulante ficou inerte assim que se chocou com a água.

Tripulantes de uma lancha que realizava a troca da tripulação ainda tentaram socorrer o marinheiro, sem sucesso – o mar agitado e a falta de visibilidade atrapalharam o resgate.

A Capitania dos Portos passou a acompanhar as buscas, que foram feitas pelas lanchas envolvidas na manobra somente até o pôs do sol. Ainda à noite, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (Salvamar Leste) começou uma operação de Busca e Salvamento (SAR) para achar o marinheiro.

O navio-patrulha "Guaratuba" partiu da Base Naval de Aratu no começo da madrugada e faz buscas na área marítima ao sul de Salvador. Outras embarcações da Capitania dos Portos farão buscas assim que o sol nascer. Um inquérito irá apurar as causas e responsabilidades pelo fato, com prazo de conclusão de 90 dias, informa ainda a Marinha. Com informações do Correio.