Maria Marta (Lilia Cabral) vai ser chantageada por Maurílio (Carmo Dalla Veccia) em 'Império'. O vilão consegue o álbum com recortes do casamento da imperatriz com Silviano (Othon Bastos) e diz à ex-noiva que ela deverá defender seus interesses na empresa. Caso contrário, deixará que o passado secreto dela seja alardeado pelos quatro ventos.

Tudo começa quando Téo (Paulo Betti) conta para Maurílio sobre o álbum dos segredos da imperatriz. O vilão se interessa, claro, mas pede que o blogueiro não divulgue ainda a história. E oferece muito dinheiro a ele. Surpreendentemente, Téo rejeita a grana. "Mas não disse que não vou atender o seu pedido… Afinal, você já me supriu de muitas informações pro meu livro sobre o Abominável Homem de Preto. Vou te fazer esse favor, sim… De graça".

Maurílio, então, liga para Marta, que o rechaça. Mas quando o ex-noivo afirma que é sobre ter comprado o silêncio de Téo sobre seu casamento com Silviano, a madame estanca. "Não entendi qual é o seu motivo para manter essa história em segredo…", indaga Marta. "É simples: garantir que você vai defender meus interesses quando o seu marido reassumir a Império… E deixar claro pra ele que, sem que me devolva o dinheiro que injetei lá, continuo sendo um dos donos da empresa, com direito a assento na mesa do Conselho e tudo mais", dispara Maurílio.

A imperatriz quer saber o que acontece se ela não o fizer. "Se não fizer… Aí, eu mesmo divulgo o seu segredo".

Mais tarde, Maurílio recebe a visita de Magnólia na Império. Desiludida com Téo, que garantiu a ela que não dará mais nenhuma nota boa a seu respeito, a mãe de Isis (Marina Ruy Barbosa) vai com o álbum negociar com o vilão. "Soube que esteve disposto a pagar uma grana preta por isso aqui… O álbum que revela que a Imperatriz não vivia só pela casa grande, como também dava uns bordejos pela senzala, já que, antes do comendador, ela foi casada com o próprio mordomo!", dispara a nova rica.

De olho nela, Maurílio, de repente, tenta de um golpe arrebatar o álbum das mãos de Magnólia. Mas ela é mais rápida e coloca atrás de si. "Não adianta! Não vai pegar na mão grande!", avisa. O mau carater quer saber o que a perua quer. "Não, eu é que quero saber quanto você dá por ele… 'Façam seu lance, senhores! Começou o leilão!' Viu? Eu também não perco a piada…", negocia.

O vilão, então, sai da sala e volta com uma maleta na mão. E abre mostrando que está cheia de dinheiro. "Isso compra o álbum e o seu sigilo?", indaga. " Chupa, São Fidélis! Claro que compra: o meu sigilo… e até algo mais… se quiser ir comigo numa casa de massagens… É piada de novo, cara, te falei, eu perco a amizade, mas…", brinca Magnólia, que já é cortada pelo cafajeste. Maurílio pergunta se mais alguém sabe do conteúdo do álbum e a milionária afirma que não. Ele, então, a dispensa.

Marta aparece na sala de reuniões e ao ver Maurílio, comemora a volta do marido e a certeza de que José Alfredo vai obrigá-lo a obrigar a enfiar a viola no saco e dar o fora das vidas deles de uma vez por todas. "Este seu otimismo é patético, minha querida. E você está fazendo a aposta errada ao se bandear pro lado do seu marido, já que todas as cartas estão comigo… E, ao contrário do safado que se fingiu de morto e te deixou a pão e água, eu cuido de você", garante o vilão

Marta dá uma risada debochada e Maurílio continua."Isso mesmo, eu me preocupo com o seu bem estar e sua tranquilidade, ou não pagaria uma fortuna só pra ter o prazer de te entregar isso: o álbum que revela um segredo importante do seu passado e que foi roubado da casa do Silviano. É todo seu. Pode guardar como recordação dos bons tempos, mas eu te aconselho a rasgar ou botar fogo nisso. Assim não vai correr o risco de ver o álbum cair nas mãos de pessoas erradas, a turma da mídia, por exemplo, e ter sua reputação ainda mais suja. Foi pra evitar que isso acontecesse que paguei caro por ele", afirma o cafajeste.

Maurílio ainda pergunta quem ela acha que a protege: ele ou o egoísta do ex-imperador, marido dela. Marta indaga como ele conseguiu o álbum ou melhor, como soube da existência dele? "Eu vou te responder… Mas antes me responde você: como foi que o Silviano, teu ex-marido, virou o teu mordomo?", questiona.

Marta diz que isso não interessa a ele. "Também não interessou ao seu marido, nem aos seus filhos, já que você nunca abriu o jogo pra eles", rebate Maurílio, que ainda diz saber o porquê de ela não ter contado essa história a José Alfredo. "Porque o conhece muito bem, sabe que ele nunca ia aceitar uma situação dessas dentro de casa. O teu ex-marido virar teu mordomo e confidente?! O 'Zé' ia achar que tem alguma coisa errada nessa historia… Ainda mais se descobrir tudo agora, depois de tanto tempo. Ele não vai acreditar nas tuas explicações, mesmo que sejam muito bem engendradas", analisa.

Marta quer saber como o álbum chegou às mãos dele e Maurílio mente. "Através do Téo Pereira. Como ele o conseguiu, não tenho a menor idéia. Nem vou dizer como soube que ele tinha essa bomba guardada. Mas descobri que ele ia escancarar a história secreta da Imperatriz no blog e o convenci a não fazer isso… Em troca de dinheiro", conta. A madame quer saber o motivo de ele ter feito essa boa ação. "Pra te preservar. Pra te proteger. Pra te provar que não sou o monstro que você pinta, ao contrário, sou o homem ideal pra ficar contigo pro resto da vida", afirma ele.

A imperatriz, então, garante que seria seu maior castigo. "Sei que não foi pra me preservar que você pagou por esse álbum. Foi pra que eu ficasse te devendo esse favor, que um dia vai me cobrar, tenho certeza… O que você está fazendo comigo é chantagem! Está usando esse álbum, e o perigo que ele representa, pra deixar bem claro que é melhor pra mim ficar do teu lado..", brada a madame, que logo é cortada por Maurílio. "E é mesmo, porque o teu marido vai ficar é com a Isis, durante o tempo em que andou escondido ele deu todas as provas disso".

Marta diz que ele e José Alfredo podem até achar isso, mas que antes vão ter que passar por cima do cadáver dela. "Marta, bota a cabeça pra funcionar, seja razoável… Prefere destruir de uma vez por todas a Império?", indaga o vilão. "Se a alternativa é ficar contigo… Eu prefiro", garante a imperatriz, que pega o álbum e sai, chispada.*Extra Globo.